Blog

Conselheiro do CRCGO participa do segundo Seminário sobre Reforma Tributária da Secretaria de Economia do Estado

WhatsApp Image 2024-10-09 at 13.40.53 (1)
Destaques

Conselheiro do CRCGO participa do segundo Seminário sobre Reforma Tributária da Secretaria de Economia do Estado

A Secretaria da Economia do Estado de Goiás realiza, nesta quarta-feira (9/10) e quinta-feira (10/10), o segundo seminário sobre a Reforma Tributária, em Goiânia, no Castro’s Park Hotel. O conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Fernando Witicovski, também coordenador da comissão de Contabilidade Tributária da entidade prestigiou os debates.

O evento reuniu aproximadamente 200 participantes, auditores fiscais do estado de Goiás. O objetivo foi o de preparar o corpo técnico para a implementação dos novos impostos Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que têm previsão de entrar em vigor em 2026.

A abertura foi realizada pelo secretário da Economia, Sérvulo Nogueira, oportunidade em que anunciou a aprovação do Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado de Goiás (Profisco III) pela Cofiex (Comissão de Financiamento Externo) do Ministério do Planejamento e Orçamento. Ele ainda celebrou: “Agradeço a todos que estiveram envolvidos nesta ação, e essa é uma grande oportunidade de desmembrarmos, na visão dos nossos auditores, de quais impactos e dificuldades poderemos enfrentar com o novo cenário tributário”, destacou, desejando um bom Seminário aos participantes.

Durante o seminário, diversos especialistas apresentaram as novas diretrizes e desafios da reforma, incluindo conferências de renomados auditores sobre temas como contencioso tributário e coordenação da fiscalização do IBS. Entre eles, o auditor Geraldo Datas, presidente do Conselho Administrativo Tributário (CAT) de Minas Gerais, que abordou o tema ‘Contencioso Tributário’; o auditor Ricardo Oliveira, também de Minas Gerais, com a temática ‘O Comitê Gestor e a Coordenação da Fiscalização do IBS’; e o auditor Luiz Dias, do Fisco de Alagoas, desmembrando ‘Os Desafios das Administrações Tributárias com a implementação do IBS e CBS’.

A reforma tributária é um tema de grande relevância no Brasil, especialmente em um cenário econômico que demanda simplificação e eficiência. Neste contexto, o representante do CRCGO enfatizou que não será simples conforme o Governo Federal tem massificado nos canais televisivos. “Dentre as principais dificuldades que os contadores enfrentam na implementação das novas diretrizes propostas, considerando a complexidade do sistema tributário atual, temos muito a compreender para aplicar – de forma correta, as novas exigências e não prejudicar os empresários nesta transição simbólica. Temos muito estudo pela frente e teremos que aperfeiçoar os nossos sistemas para nos adaptarmos – bem como novos softwares contábeis que sejam compatíveis”, disse Witicovski.

O conselheiro do CRCGO também considera que o impacto da Reforma Tributária nos processos de apuração vai alterar a forma como os tributos são apurados e recolhidos. “Prezando pela saúde dos negócios, pelo crescimento justo da economia nacional, estadual e municipal, nós, os contadores, temos um papel fundamental na absorção de todas essas informações. Precisaremos revisar e reformular processos internos para garantir a conformidade. Não somos apenas executores de normas, mas também consultores estratégicos”, destacou.

Sendo ainda parte da programação, o auditor, Eliezer de Assis Santos falou sobre ‘Normas Gerais do IBS/CBS’. O gerente Elder Souto Pinto falou sobre o ‘Modelo Operacional de Arrecadação e Distribuição de Recursos do IBS/CBS,’ e o auditor Davi Oliveira Braga apresentou a ‘Introdução aos Regimes Específicos’.

Segundo dia

Na quinta-feira (10), o seminário será reaberto às 9 horas, com o debate sobre ‘Transição de Tributos/Alíquotas de Referência’, tema ministrado pelo auditor Murilo Santana Puga, da Gerência de Representação do Confaz. Na sequência, os temas ‘Contencioso Administrativo do IBS/CBS’, ‘Desafios das Administrações Tributárias com a instituição do IBS/CBS’ e o ‘Comitê Gestor e Coordenação da Fiscalização do IBS’ encerram a rodada de palestras do Seminário da Reforma Tributária.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes | Fotos: Denis Marlon

Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?