Nossa história

nossa HISTÓRIA

Mesmo já sendo uma profissão relevante e atuante no país a profissão contábil não era regulamentada.

Até que em 27 de maio de 1946, o então presidente Eurico Gaspar Dutra, baixou o decreto-lei 9295/46 criando o Conselho Federal de Contabilidade, os Conselhos Regionais e definindo as atribuições do Contador e dos atualmente extintos Guarda-livros.

Nascia aí o sistema CFC/CRCs, coroando o esforço hercúleo de diversos profissionais, sobretudo daquele que viria a ser reconhecido posteriormente como o patrono da Contabilidade Brasileira, o senador João Lyra.

Embora o decreto criasse naquela mesma data os conselhos regionais, muitos deles só foram implantados de fato nos anos seguintes.

É o caso do CRCGO, que só passou a funcionar autonomamente a partir da Resolução CFC n.º 31/49, quando se emancipou do Conselho Regional de Minas Gerais.

A primeira eleição ocorreu em 11 de novembro de 1949 e elegeu Ênio Carramaschi, o portador do CRCGO n.º 01, como presidente. Aos 30 anos, o jovem Carramaschi assumia com entusiasmo a árdua tarefa de presidir um conselho recém-criado, em uma época que a filosofia do registro profissional não passava de um sonho distante, ou um pesadelo para aqueles, que viam na obrigatoriedade do registro apenas mais um ônus, alheios à importância da regulamentação para o fortalecimento da classe.

Apenas no ano de 79 foi que o Regional goiano conquistou cadeira definitiva no Conselho Federal de Contabilidade, integrando, de forma efetiva desde então, o sistema CFC/CRCs.

Sede

O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás encontra-se instalado em sede própria na Rua 107, n.º 151 no Setor Sul da capital goiana.

O prédio de linhas clássicas e imponentes foi idealizado para oferecer o melhor atendimento aos profissionais contábeis do estado e conta com Auditório e Centro de Treinamento, além de estacionamento próprio.

Sedes no interior

Itumbiara – A importante cidade do sul goiano possui sede própria do CRCGO desde janeiro de 2010, quando foi efetivamente inaugurada na gestão de Luiz Antônio Demarcki.

A construção, realizada em terreno doado pela prefeitura daquele município, teve início durante o mandato de Edson Cândido Pinto. Em 2013, sob o comando do presidente Henrique Ricardo Batista, passou por uma significativa reforma, que tornou o prédio ainda mais moderno.

Rio Verde – No decorrer dos anos de 2006 a 2009, o Regional, através de seu presidente Edson Cândido, adquiriu um terreno para construção da sede em Rio Verde, uma das maiores delegacias do CRCGO no interior.

A construção teve início em 2015, na gestão de Elione Cipriano e foi efetivamente entregue aos profissionais do sudoeste goiano em 2017, quando o presidente Edson Bento respondia pelo Conselho de Contabilidade.

Das salas alugadas à sede própria moderna e funcional

Nos 10 primeiros anos de atividade do CRCGO, as reuniões plenárias eram realizadas em salas cedidas por algumas entidades parceiras. A partir de 1959, na gestão de Clóvis Fleury, passaram a ocorrer em uma sala alugada no n.º 55 da Av. Goiás, centro da capital goiana.

A primeira sede própria foi adquirida no ano de 1964, quando Vicente Manoel Pinto presidia a entidade. O conjunto de salas, localizado na Av. Goiás n.º 23 – edifício Carlos Chagas, era mais espaço para comportar as atividades de registro e atendimento ao público.

O crescimento do número de profissionais inscritos levou, em 1971, à aquisição de nova sede, agora no Edifício Bradesco. O fato se deu no primeiro mandato de Orris do Rêgo Luna.

Em 1985, durante a gestão de Omar Ribeiro, foi adquirida uma casa na Avenida 87, propiciando à classe contábil uma sede mais condizente com as necessidades da categoria. Esta sede foi totalmente reformada e ampliada alguns anos depois, quando a entidade era presidida por Alcedino Barbosa.

Ainda na década de 90, o então presidente Liviel Floresta criou um Fundo para aquisição de uma nova sede, que fosse ainda mais moderna e ampla, que fizesse jus ao crescimento contínuo da classe contábil goiana.

O sonho se materializou ao final de 1999 quando a sede atual foi inaugurada por Edson Cândido Pinto, presidente que viabilizou a construção daquela que passaria a ser a casa definitiva da contabilidade em Goiás.

Toda construção foi realizada de forma a garantir a permanência do belíssimo ipê amarelo que, com sua imponência torna a fachada do suntuoso edifício ainda mais marcante. Entre os meses de agosto e setembro é possível apreciar o inesquecível espetáculo com que a árvore decenária brinda profissionais, funcionários e transeuntes.

Devido a questões burocráticas, o funcionamento no n.º 107 da Rua 151 no setor Sul só começou em maio de 2000, quando a entidade estava sob a condução de Alexandre Francisco e Silva.

Foram 50 anos desde a criação do Conselho no estado até o momento de conquistar sua sede própria.

Entre os anos de 2012 e 2013, na gestão de Henrique Ricardo Batista, o prédio foi reformulado, buscando atender as novas demandas da categoria, trazendo ainda mais funcionalidade à bela estrutura já existente.

Em suas dependências abriga o plenário Liviel Floresta, o Auditório Alcedino Barbosa, Centro Treinamento Alexandre Francisco e Silva,  Espaço do Contabilidade Arnaldo Marinho de Oliveira

Para melhor atender os profissionais, o CRCGO firmou parcerias com diversos órgãos. Assim, atualmente em sua sede conta com postos de atendimento como o Posto da Receita Federal e o Atende Fácil da prefeitura de Goiânia.

plugins premium WordPress
Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?