Voluntário: Conselheiro do CRCGO atuará no auxílio contábil e análises de informações para as prestações de contas do Conselho Estadual de Saúde, Órgão colegiado do Governo

WhatsApp Image 2024-10-14 at 10.54.46
Destaques

Uma das mais novas parcerias do Conselho Regional de Contabilidade é junto ao Governo de Goiás, por meio do Conselho Estadual de Saúde (CESGO). Atendendo ao pleito da entidade, de forma voluntária, o conselheiro Fernando Witicovski ocupa a vaga de contador por indicação da Presidência do Regional. No Órgão colegiado, colaborando e atuando diretamente no auxílio contábil e análises de informações para as prestações de contas do Órgão, que desempenha um papel fundamental como instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

O primeiro encontro no CESGO entre os componentes da Comissão Intersetorial de Monitoramento da Execução Orçamentária e Financeira (Cimeof) foi realizado nesta quinta-feira (10/10), de forma híbrida, no Edifício Vera Lúcia, Setor Oeste, na sede do Órgão. Recebido pelo presidente, Walter da Silva Monteiro, e a coordenadora de assistência técnica do CESGO, Simone de Castro, o conselheiro do CRCGO disse que a ação reforça os laços entre a classe contábil, o Governo e o compromisso com o bem-estar da sociedade. “Por aqui vamos fortalecer a transparência e a eficiência na gestão pública, especialmente em um setor tão sensível quanto a saúde. O contador, com sua expertise técnica, é capaz de analisar, organizar e auditar os recursos aplicados, garantindo que o dinheiro público seja utilizado de forma correta e eficiente, conforme as exigências legais e fiscais”, enalteceu, se comprometendo a colaborar, de forma interina, com as atividades da comissão de trabalho.

As ações que dizem respeito à prestação de contas também contribuem assiduamente com o controle social, facilitando o acesso à informação sobre como os recursos são destinados e utilizados pelo Governo. “O CRCGO terá participação ativa nesse processo, ajudando a evitar desperdícios e má gestão de recursos, cumprindo diretamente com as exigências dos Tribunal de Contas do Estado, o que impacta diretamente na qualidade dos serviços de saúde prestados à população”, destacou Fernando Witicovski.

O Conselho Estadual de Saúde possui competências essenciais, como a aprovação do orçamento da saúde e o acompanhamento de sua execução orçamentária, garantindo a correta aplicação dos recursos destinados ao setor. Outra responsabilidade de destaque é a aprovação, a cada quatro anos, do Plano Estadual de Saúde, documento fundamental para nortear as ações e estratégias de saúde no estado, visando sempre à melhoria contínua dos serviços prestados à população goiana.

Comissão de trabalho Cimeof

As entidades que fazem parte das comissões os integrantes da Secretaria de Saúde do Estado (SES/GO) e da Gerência Financeira da pasta; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/GO); Sindicato dos Laboratórios de Análises e Banco de Sangue (Sindilabs); Associação de Alzheimer e Doenças Similares (Aaz/GO); Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde Previdenciária (SintfestGO/TO); Associação de Combate ao Câncer (ACCG); União Estadual por Moradia Popular de Goiás (UEMP); Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 11ª Região (Crefito) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems/GO).

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes