Presidente do CRCGO debate Protagonismo feminino no Cenário Pós Pandemia durante o Conexão Contábil Centro-Oeste

Uncategorized

A força das mulheres no empreendedorismo e em cargos de liderança vem sendo reconhecida e ganhando destaque na atualidade. No cenário nacional, prova disso foi o espaço concedido ao painel ‘Protagonismo feminino no Cenário Pós Pandemia’, apresentado na abertura do Conexão Contábil Centro-Oeste. A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel debateu as apresentações das palestrantes do dia, juntamente com a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e Presidente do Comitê de Integracion Latino Europa-América (Cilea), moderadora Maria Clara Cavalcante Bugarim.

Deliberando as discussões, as painelistas convidadas foram a fundadora e CEO da empresa Empoderamento Contábil, Ludmila Hastenreiter; Diretora Jurídica e de Desenvolvimento de Negócios da Aztrazeneca, Angêlica Ravagnani e a analista técnica do Sebrae do Estado do Mato grosso do Sul, Maristela França.

Mulheres de liderança
Durante a exposição, Maria Clara Cavalcante Bugarim pontuou sobre enfoque da mulher, seus reflexos no âmbito profissional e campo de atuação. Na sequência, a fundadora e CEO da empresa Empoderamento Contábil, Ludmila Hastenreiter disse que a sua empresa é pioneira no país, com foco em contabilidade e gestão financeira para que mulheres da periferia possam abrir seus negócios e ter renda fixa. Durante a palestra, ela ressaltou que as mudanças que as profissionais têm conquistado nas entidades de classe, se aperfeiçoando às mudanças que o mercado exige no âmbito contábil.

Sucena destacou que o empoderamento feminino não é uma tendência, e que a pandemia acelerou esse processo de mostrar, principalmente no Brasil, a potência e força da mulher protagonista e que o empreendedorismo feminino é capaz de ocasionar na economia. Outro ponto é que a maioria das empresárias se tornam a principal renda da família e precisam fomentar a formalidade do negócio, para gerar riquezas e oportunidade de créditos financeiros no meio competitivo.

A analista técnica do Sebrae do Estado do Mato grosso do Sul há mais de trinta anos, Maristela França explanou sobre os trabalhos que a entidade segue desenvolvendo, priorizando as mulheres nas suas vertentes profissionais. Ela destacou o projeto ‘Sebrae Delas’, que trata sobre aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. Segundo ela, o programa busca valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino.

Mais uma vez, a presidente do CRCGO trouxe destaque para a força e relevância que o Sebrae tem no país, em especial ao incentivando de mulheres para alavancar ao passo inicial para serem empreendedoras. E não só empreender, mas impactar a sociedade como um espelho a ser seguido. “É importante compartilharmos e quebrarmos barreiras. Promover políticas de aproximar esse público na profissão contábil, e que possamos a cada dia fomentar nas entidades, universidades e faculdades a acessibilidade ao mercado para mulheres”, concluiu.

Encerrando o elenco de painelistas, a Diretora Jurídica e de Desenvolvimento de Negócios da Aztrazeneca, Angêlica Ravagnani salientou sobre o cenário e processo na igualdade de gênero, principalmente na desigualdade de cargos. Em paralelo, no período pandêmico, em um cenário desafiador, ela reforçou que as pessoas buscaram um equilíbrio de vida e a valorização do tempo. Por fim, Angêlica enfatizou a mulher pós-pandemia, a versão em 2023, altamente qualificadas e versáteis em suas atribuições.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes