Prefeitura de Goiânia acolhe pleito do CRCGO e simplifica exigências no Cadastro Fiscal
O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) parabeniza a Prefeitura de Goiânia pela publicação da Instrução Normativa nº 2, de 30 de abril de 2025, que aprimora os procedimentos relacionados à inscrição, alteração, suspensão e baixa de dados no Cadastro Fiscal do município. O pleito do CRCGO foi prontamente atendido, junto às Secretarias Municipais da Fazenda e de Administração (Semad), reforçando a colaboração mútua e diálogo contínuo com o poder executivo.
A norma traz maior clareza ao processo de legalização de empresas, especialmente ao estabelecer a obrigatoriedade de declaração do proprietário quando a empresa for sediada em imóvel residencial que não pertence ao contribuinte – medida que confere transparência, segurança jurídica e celeridade aos processos administrativos.
Para a presidente do CRCGO, Sucena Hummel, a alteração normativa representa um importante reconhecimento à atuação dos profissionais da contabilidade. “Agradecemos à Prefeitura de Goiânia, especialmente ao prefeito Sandro Mabel e aos Secretários, Valdivino de Oliveira e Celso Delallibera, por ouvirem as demandas da classe contábil. A padronização desses procedimentos facilita o trabalho dos contadores, reduz erros e indeferimentos e, principalmente, valoriza a contabilidade como agente fundamental no desenvolvimento econômico e na formalização de negócios”, destacou a presidente.
Sucena também aproveitou para reforçar aos profissionais da área a importância de se manterem atualizados. “Essa é uma conquista que resulta do diálogo institucional e da participação ativa da categoria. Orientamos que os profissionais da contabilidade atualizem seus fluxos de atendimento e comuniquem seus clientes sobre essa nova exigência documental, garantindo assim a conformidade e a agilidade dos processos junto ao fisco municipal”, afirma.
O CRCGO reforça que seguirá acompanhando e colaborando com as ações que promovam desburocratização, clareza normativa e valorização da classe contábil, reforçando seu compromisso com os profissionais contábeis e com a sociedade.
Acesse a Instrução Normativa, clique aqui
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes