Contabilidade Aplicada ao Setor Público foi tema de Simpósio Nacional
A cidade de João Pessoa sediou nos dias 3 e 4 de abril o I Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, voltado a professores, estudantes e profissionais ligados à área de gestão pública. O contador e consultor público, Valdir Lemes da França, esteve no evento representando o CRC-GO.
Na visão dele, todos os palestrantes foram unânimes ao afirmar que o Manual de Contabilidade ao Setor Público (MCASP) reforça que o PCASP tem por objetivo adaptar-se, tanto quanto possível, às exigências dos agentes externos, principalmente às Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público (NICSP), pois no processo de convergência pode-se não sentir alguns pontos particulares dessas normas, em especial quando houver conflito com a legislação nacional e em razão de aspectos peculiares da cultura contábil do País. “Ficou claro também que a tarefa será árdua, não só para os órgãos executores como também para os órgãos fiscalizadores, no caso os Tribunais de Contas do país”, afirma Valdir.
O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba, coordenado pelo professor Ph.D Jorge Lopes e seu objetivo foi proporcionar aperfeiçoamento e novos conhecimentos convergentes às boas práticas contábeis estabelecidas pelos padrões internacionais de contabilidade, por meio de debates acerca da elaboração e implantação das normas nacionais e internacionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, capacitando profissionais do setor e gestores públicos.
Valdir antecipa que, mediante conversas com o coordenador do Simpósio, existe a possibilidade de realizar o evento em Goiânia, previsto para novembro deste ano.
Fonte: Comunicação CRC-GO, por Naiara Gonçalves, com informações do CRC-PB
Rua 107 nº 151 - Setor Sul
CEP: 74.085-060 - Goiânia - GO
Horário de atendimento:
8h às 18h
Tel: (62) 3240-2211