Em comemoração ao Dia do Contador, conselheiro do CRCGO ministra palestra sobre Reforma Tributária na Faculdade Padrão

WhatsApp Image 2024-09-20 at 09.50.50-

O conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Fernando Witicovski, ministrou a palestra sobre “Reforma Tributária e seus impactos na vida das empresas e pessoas físicas” na noite da última quinta-feira, 19 de setembro, na Faculdade Padrão. O evento foi organizado em comemoração ao Dia do Contador, celebrado em 22 de setembro, a convite do diretor da instituição, Alex Marcório Santiago.

A apresentação reuniu professores, estudantes e demais interessados em compreender as nuances e implicações das mudanças propostas na reforma tributária. Fernando Witicovski abordou aspectos fundamentais da legislação e seus efeitos diretos sobre a economia, o papel dos contadores e o cotidiano dos cidadãos.

“Estamos em um momento muito importante para a contabilidade e a administração financeira. A reforma tributária tem o potencial de simplificar o sistema e proporcionar maior justiça fiscal”, destacou Witicovski. “Um dos principais objetivos é eliminar a cumulatividade dos impostos, o que pode resultar em uma carga tributária mais justa tanto para as empresas quanto para os indivíduos.”

Ele também enfatizou a necessidade de se adaptar às novas regras. “As empresas precisam estar preparadas para essa transformação. A mudança não é apenas legal, mas também cultural, exigindo que todos os envolvidos na gestão financeira compreendam e se ajustem a essa nova realidade, sobretudo os profissionais contábeis”, afirmou. Outro ponto de destaque, segundo o conselheiro e também coordenador da Comissão Tributária do CRCGO, é o tratamento diferenciado das alíquotas ao cashback. Fernando contextualizou os diversos fatores que contribuem para a criação, discussão e aprovação do texto no Congresso.

Após a palestra, foi aberto um espaço para perguntas e respostas, permitindo que os participantes tirassem dúvidas e discutissem os impactos da reforma em um ambiente colaborativo. A interação entre Fernando Witicovski e o público ressaltou a importância da educação continuada sobre temas tão relevantes para o setor contábil e para a sociedade em geral. O evento proporcionou uma visão aprofundada sobre a reforma tributária, bem como, reforçou o papel da Faculdade Padrão como um espaço de debate e aprendizado, especialmente em um momento tão significativo para os futuros profissionais da contabilidade.

Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues