CRCGO participa da audiência pública para debater a Lei Orçamentária Anual para 2024

Will_Rosa__-_550

O vice-presidente de Controle Interno do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Ranniel Martins participou da audiência pública para debater a Lei Orçamentária Anual para 2024 (LOA 2024). O debate, promovido pelo Legislativo goiano, ocorreu nesta segunda-feira, 20, na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), na Capital. A previsão de entrega e votação do relatório do projeto da LOA, conforme cronograma aprovado pela Assembleia, é 6 de dezembro.

Além da participação da Comissão de Orçamento e Finanças da Alego, estiveram presentes também os presidentes da Assembleia, Bruno Peixoto, e da Federação do Comércio, Marcelo Baiocchi, além de outros deputados e representantes de sindicatos de diversos setores da indústria e do comércio que complementaram a mesa de debate.

O subsecretário da Central de Orçamento de Estado da Economia, Gilberto Pompílio de Melo Filho, fez apresentação detalhando o orçamento para o ano que vem, que será de quase R$ 43 bilhões, com previsões, entre outras, de R$ 6,4 bilhões para a Educação, R$ 4,2 bilhões para a Saúde, R$ 4,7 bilhões para a Segurança Pública e R$ 1,6 bilhões para a Infraestrutura. As emendas impositivas – com as quais os deputados podem apresentar emendas à LOA – somam R$ 466 milhões, perfazendo pouco mais de R$ 11 milhões por parlamentar.

Alessandro Moreira disse que Goiás terá, em 2024, um “um cenário bastante complexo e desafiador, especialmente pela queda do ICMS”. O deputado ressaltou também que “não adianta prever um orçamento que não seja factível”.

O presidente da Fecomércio, ressaltou sobre o projeto da LOA 2024 o peso da folha de pagamento, que precisaria ser reduzido. Outro apontamento seu foi a necessidade de se investir em mais parcerias público-privadas, a exemplo da que ocorreu com a abertura do Cora Restaurante Escola Senac, que funciona, na Assembleia, desde fevereiro de 2023.

Na ocasião, o vice-presidente do CRCGO, Ranniel, pontuou sobre a importância da participação dos diversos representantes das classes empresariais e produtivas ali presentes. “É por meio da presença de todos, que é possível viabilizar em debate as solicitações por dotações impositivas das matérias orçamentárias de interesse”, declarou Martins que colocou o Conselho Regional de Contabilidade à  disposição!

Estiveram à frente da audiência na Fecomércio goiana, além de Bruno Peixoto, o presidente da federação, Marcelo Baiocchi, e os deputados Cairo Salim (PSD), Virmondes Cruvinel (UB) e Alessandro Moreira (PP), que representou o relator da LOA, André do Premium (Agir).

Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues, com informações Ascom Alego
Fotos: Will Rosa e Thaillyne Rodrigues