CRCGO e Faeg/Senar iniciam Seminário de Regional de Gestão Rural e ITR por municípios goianos

WhatsApp Image 2023-08-17 at 10.24.35

Por meio do Sistema Faeg/Senar, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) iniciou na manhã da última terça-feira (15/08), em Caçu, e durante esta quarta-feira (16/08), em Jataí, uma jornada de treinamento técnico para os profissionais da contabilidade, que percorre ainda por diversos municípios goianos. A temática central e o Seminário Regional de Gestão Rural é Imposto de Renda do Produtor Rural (ITR).

Em Caçu, o evento aconteceu na sede do Sindicato Rural do município. Na ocasião, o presidente da casa, Sebastião Nunes e a delegada do CRCGO em Caçu, Maria Luzia recepcionaram a presidente do conselho, Sucena Hummel. Ambos representantes salientaram que o evento será enriquecedor para a região.

Já Hummel destacou que a gestão tem feito o possível para acompanhar e escutar as demandas dos contadores e também levar cursos técnicos para todas as regiões. “E nós só conseguimos realizar os nossos eventos em grande parte dos municípios graças aos parceiros como o Senar”, enfatizou, ponderando que “Temos que reverter a anuidade que vocês pagam em educação continuada, fomentando o empreendedorismo e excelência na prestação de serviços”, disse.

Já no Sindicato Rural de Jataí, o presidente Evandro Vilela enalteceu a participação dos contadores. “Engrandecedor, essa é uma contribuição para os nossos agricultores, e assim, construímos uma nova margem de atuação em nossos negócios”, disse. A delegada do CRCGO no município de Mineiros, Lucia Aparecida Figueira também prestigiou o evento, salientando a iniciativa de prospectar a educação continuada nas regiões goianas e no segmento do agronegócio.

Próximas agendas

Pelo Senar, o contador da entidade, Gustavo Chagas foi o mediador durante a abertura do Seminário em ambos os municípios. Durante o pronunciamento, ele apresentou as principais ações da entidade e eventos, além das demais agendas dos cursos, que acontecem em Rio Verde (17/08), Cristalina (05/09) e Piracanjuba (06/09).

Marcaram presença ainda, além dos profissionais da contabilidade inscritos, o coordenador do Senar pela região sudoeste, Nelio Lima, a delegada d CRCGO em São Simão, Suzileide Ferreira e a ex-delegada, Izolda Soares também pelo município.

Gestão e ITR

O palestrante, Marciel Augusto, contador e advogado tributarista, trouxe aos presentes pontos importantes diante da gestão rural, com objetivo de manter, no âmbito contábil e tributário, a propriedade apta à exercer às atividades agropecuárias.

Pautando a declaração do ITR, ele pontuou sobre o contexto legislatório que instrui o imposto e as suas normas, opções de tributação como o Simples Nacional e Lucro Presumido. No período vespertino, durante aparte prática do Seminário, o palestrante realizou o preenchimento da Declaração de ITR, sanou dúvidas dos participantes.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes