ITR, Normas da Contabilidade, Perícia Contábil, o Poder da Comunicação e Negócio Autogerenciável e Lucrativo são debatidos no Conexão Contábil Uruaçu
ITR, Normas da Contabilidade, Perícia Contábil, o Poder da Comunicação e Negócio Autogerenciável e Lucrativo são debatidos no Conexão Contábil Uruaçu
Com auditório lotado, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), realizou mais uma edição do Conexão Contábil, dessa vez, no município de Uruaçu. O encontro, que ocorreu nesta sexta-feira (18/08), trouxe diversos temas da atualidade, como os pontos importantes do Imposto Territorial Rural (ITR); as Normas Brasileiras de Contabilidade com foco na Escrituração Contábil; as oportunidades na Perícia Contábil; o poder da comunicação aplicada ao ambiente da contabilidade e como tornar o seu negócio contábil autogerenciável e lucrativo.
Durante a abertura, a presidente do CRCGO, Sucena Hummel desejou as boas-vindas aos participantes e falou sobre a importância de realizar um evento deste nível no município, conectando e fortalecendo a aproximação com os profissionais contábeis da região e proporcionando a oportunidade de aprimoramento. O ex-presidente do CRCGO e atual presidente do Sescon Goiás também discursou reforçando o papel do contador na sociedade e como é relevante a participação de todos em eventos como esse para aproximar e fortalecer a classe contábil.
Na oportunidade, a delegada representante do CRCGO em Uruaçu, Luzinete Ferreira da Rocha Campos, destacou a parceria e participação da Receita Federal que prestigiou o Conexão. Luzinete também reforçou o quão simbólica é a realização deste encontro com os contadores da cidade e do entorno. Ainda na ocasião, Luzinete recebeu uma homenagem pelos serviços prestados e por sua relevância no município. A placa de honra foi entregue pelo vice-presidente administrativo e conselheiro do CRCGO, Henrique Ricardo Batista.
Pontos Importantes do Imposto Territorial Rural (ITR)
O palestrante, auditor e tributarista João Paulo de Melo Andrade iniciou a rodada de palestras. João Paulo subiu ao palco para trazer os principais pontos em relação ao Imposto Territorial Rural que é cobrado anualmente das propriedades rurais. Em um bate-papo interativo com os participantes,ele explanou sobre o conteúdo e esclareceu as dúvidas dos participantes. Ao final de sua apresentação, o conselheiro do CRCGO, Antônio Humberto, entregou o seu certificado de participação.
Normas Brasileiras de Contabilidade – Escrituração Contábil
Para encerrar as palestra da parte da manhã, o vice-presidente do CRCGO, Henrique Ricardo Batista abordou sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade que são um conjunto de regras e procedimentos de conduta que devem ser observados como requisitos para o exercício da profissão contábil, bem como os conceitos doutrinários, princípios, estrutura técnica e procedimentos a serem aplicados na realização dos trabalhos previstos nas normas aprovadas por resoluções emitidas pelo CFC. Henrique ainda esclareceu sobre os critérios e procedimentos a serem adotados pela entidade para a escrituração contábil de seus fatos patrimoniais, por meio de qualquer processo, bem como a guarda e a manutenção da documentação e de arquivos contábeis e a responsabilidade do profissional da contabilidade. Ao final, a conselheira do CRCGO, Valdineia Ferreira Martins, entregou o seu certificado de participação.
Oportunidades na Perícia Contábil
Dando sequência na programação vespertina, o contador, advogado e perito bancário, Edilson Aguiais abordou de forma dinâmica e descontraída sobre as milhares de áreas de trabalho dentro da perícia contábil e como os profissionais contábeis podem aproveitar esse nicho. Dentre as diversas vertentes, Enilson explanou sobre as áreas bancária; trabalhista; tributária financeira; previdenciária financeira; apuração de haveres e sobre apropriação de imóveis. Ele explicou e exemplificou sobre cada uma das opções de forma detalhada de prática e, por fim, ele sorteou presentes para os participantes. Ao final de sua apresentação, o vice-presidente de Fiscalização e conselheiro do CRCGO, Otávio Martins Júnior, entregou o seu certificado de participação.
O poder da Comunicação Aplicada ao Ambiente da Contabilidade
Em seguida, foi a vez do professor e palestrante Marcos Marinho que começou sua palestra questionando o porquê a comunicação é tão importante para os profissionais da contabilidade. Ele explicou que essa troca de experiência é fundamental para aproximar-se dos clientes e ressaltou: “é preciso saber se comunicar com diferentes públicos, como empresários, investidores, auditores, fiscais, entre outros, adaptando a sua linguagem e o seu estilo de acordo com o contexto e o objetivo da comunicação”, pontuou Marinho, lembrando que o primeiro passo, é chamando a atenção do interlocutor. Para finalizar sua participação, Marinho falou sobre marketing pessoal, o que é e como aplicá-la ao seu dia a dia. Ao final de sua apresentação, o conselheiro do CRCGO, Hosni Mendonça de Paula, entregou o seu certificado de participação.
Escritório 5.0 – Torne seu Negócio Contábil Autogerenciável e Lucrativo
Encerrando a edição de Uruaçu do Conexão Contábil, foi a vez do palestrante e mentor de empresas, Fillype Setúbal compartilhar seus conhecimentos e ensinar como o profissional contábil pode tornar o seu escritório autogerenciável e lucrativo. Setúbal apresentou cinco passos para atingir esse objetivo, sendo eles: ter mentalidade de sucesso, ter uma identidade definida, saber quais são os processos produtivos, deixar as pessoas satisfeitas e usar tecnologias adequadas. Ao final de sua apresentação, a conselheira do CRCGO, Luciana Rodrigues Pereira entregou o seu certificado de participação.
O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCGO e conselheiro, Valdir Mendonça, fez o encerramento do Conexão Contábil agradecendo aos participantes, palestrantes, patrocinadores, conselheiros delegados e a todos àqueles que apoiaram de forma direta e indiretamente esta edição em Uruaçu. O evento ocorreu no auditório do Instituto Federal Goiano, polo Uruaçu.
Patrocinadores
A edição do Conexão Contábil Goiás em Uruaçu só foi realizada graças ao apoio e parceria de instituições e entidades que visam e acreditam na atuação, seriedade e ética do CRCGO. São elas: Alterdata Software; Netspeed Soluções em Sistemas; Tron Informática; Thomson Reuters, que além de todo suporte também sortearam brindes para os participantes.
Confira as todas as fotos do evento neste link: https://drive.google.com/drive/folders/12U8SM77Sb7Q1VP-AK6FI-ucNwlCiVFoA?usp=drive_link
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada
Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues