Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCGO ministra palestra sobre auditoria como instrumento de gestão

WhatsApp Image 2023-04-25 at 21.36.06

Atendendo a um pedido da Faculdade de Anicuns ao Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, doutor Valdir Mendonça, ministrou uma palestra abordando a temática “Auditoria como Instrumento de Gestão”. O encontro foi em razão da celebração do Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado anualmente no dia 25 de abril.

Durante a palestra, o professor explicou de forma didática o que é a auditoria contábil, bem como o objetivo. “Primeiramente, precisamos entender o que é a auditoria contábil, para posteriormente entendermos como pode ser utilizado como instrumento de gestão. Em suma, é um serviço de análise da situação financeira de um negócio, com objetivo de checar se os registros contábeis foram realizados corretamente. A análise faz parte do controle financeiro e permite que sejam identificados erros e fraudes na empresa”.

Além disso, Valdir destacou as vantagens da auditoria contábil para a administração da empresa, para investidores e sócios, para o fisco e para a sociedade como um todo. Durante o momento de conhecimento, ele ainda falou sobre a função do auditor. “Esse agente vai verificar, analisar e validar as contas de uma empresa, sempre analisando suas entradas e saídas, observando o saldo de todas as operações e melhorando seus processos internos de controle contábil. Sempre adotando as técnicas utilizadas pelas normas de auditoria editadas pelo conselho federal de contabilidade. Vale lembrar ainda que, o que deve guiar todas as ações do auditor, é a honestidade e a ética”, afirmou.

Juntamente com o vice-presidente do regional, esteve presente o ex-conselheiro do CRCGO e atual conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Weberth Fernandes.

Comunicação CRCGO, Maria Paula Borges, jornalista