Summit Condominial: CRCGO participa do 1ª congresso da Associação dos Desenvolvedores do Mercado Condominial e Imobiliário de Goiás

WhatsApp Image 2024-09-16 at 15.32.48

A convite da Associação dos Desenvolvedores do Mercado Condominial e Imobiliário de Goiás (AdemciGO), o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Henrique Ricardo e o coordenador da Comissão Condominial, Renato Camargo, participaram do Summit Condominial 2024, 1ª congresso voltado para síndicos e outros profissionais. O evento aconteceu no último sábado (14/09), no Cine X – salas 1 e 2, do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.

O evento, acadêmico e em formato disruptivo, reuniu diversas autoridades, bem como o presidente da AdemciGO, Caio César Mota; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OABGO), Rafael Lara, diversos síndicos; administradores de condomínios e associações de moradores; contadores, advogados; engenheiros civis e moradores de habitações coletivas.

“A AdemciGO quer fortalecer e defender os interesses dos associados, promovendo práticas éticas, inovadoras e sustentáveis. O objetivo do Summit Condominial é justamente promover networking, capacitação e envolvimento da comunidade com causas maiores”, explica o presidente, Caio César Mota.

Durante a sua fala na solenidade de abertura, o presidente do CRCGO enalteceu a parceria firmada junto a AdemciGO no mês de agosto, por meio de uma cooperação técnica. “Dentro da nossa atividade, o nosso maior assunto é a escrituração contábil, a mais importante prerrogativa profissional, e atuamos para que haja uma gestão eficiente e que o patrimônio das entidades seja demostrado com a sua real validade”, comentou, parabenizando a Associação pelo evento.

Rodada de palestras

O Summit Condominial reuniu palestrantes de ponta para tratar sobre temas como ‘Possíveis impactos do anteprojeto de atualização do Código Civil Brasileiro em domínios’; ‘Desburocratizando o direito condominial no registro de imóveis’; ‘Quais as lições da Disney que podem ser aplicadas nos condomínios’; ‘Gestão e inclusão em condomínios: abordagem prática do Direito Médico e saúde para o transtorno do espectro autista e transtorno do déficit de atenção/hiperatividade’, entre outros.

E promovendo a atualização profissional, o coordenador da Comissão Condominial do CRCGO, Renato Camargo ministrou o tema ‘Projeto de Lei (PL) 3641/19: reflexos tributários e contábeis’, juntamente com a MBA em projetos, Lais Pinheiro. A PL trata da atribuição personalidade jurídica ao condomínio edifício.

No entendimento da Comissão Condominial do CRCGO, que atua com estudos aprofundados sobre quaisquer alterações no campo da atuação do contador nos condomínios, a PL trará um impacto traumático para o mercado. “O legislador entende que a forma atual da personalidade jurídica do condomínio edilício é matéria lacunosa na Lei, e com a implementação do PL haverá soluções burocráticas como a dificuldade de aquisição e registro de imóveis (terrenos para ampliação das garagens, área de lazer e entre outras)”, salientou Camargo durante a palestra.

Contudo, durante a apresentação, Renato reformou que contabilidade em condomínios é crucial para garantir transparência e eficiência na gestão financeira – assegurando com que as obrigações legais sejam cumpridas, e facilitar o planejamento orçamentário e de manutenção, promovendo a confiança dos condôminos e a boa administração do patrimônio coletivo.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes