Sucena Hummel: Valorização do profissional da contabilidade

2 (1) (2)

Sucena Hummel: Valorização do profissional da contabilidade

No dinâmico cenário da contabilidade em Goiás, a liderança visionária e compromissada é essencial para impulsionar o desenvolvimento profissional e fortalecer a categoria. Em uma conversa exclusiva, Sucena Hummel, segunda mulher a assumir a presidência no Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), compartilhou sua visão e os próximos passos para o futuro da contabilidade no Estado em sua reeleição.

Foram 84,68% de aprovação nas eleições para o biênio 2024 a 2025. Com um dos índices mais expressivos em votos para a nova diretoria entre os CRC’s de todo o país, Hummel avalia o resultado esboçado pela classe contábil goiana como otimista e de que o caminho foi profícuo, uma vez que, segundo ela, a gestão sempre teve uma perspectiva visionária de valorização para os contadores em Goiás.

E se tratando de gestão, os atuais integrantes do Conselho atuam de forma continuada, dando segmento à desburocratização do ambiente de negócios. Esse foi o slogan definido pela então presidente em sua linha central de trabalho junto as demais vice-presidências do Regional, e que se perpetua na continuidade das ações em prol dos profissionais da contabilidade.

Desde o princípio, prospectou-se que o CRCGO esteja sempre de portas abertas aos contadores e a toda a sociedade, evidenciando o impacto transformador desta profissão na vida das empresas e na geração de economia. Com isso, Sucena Hummel destaca que, diariamente ouvindo as queixas e os entraves no dia a dia dos empresas de contabilidade, a gestão conseguiu criar um ambiente de apoio e troca positiva junto à administração pública e privada no Estado, resultando na já mencionada desburocratização no ambiente de negócios.

Perguntada sobre o que se espera nestes dois anos, os desafios de se ter uma liderança aberta à recíprocas dos profissionais e se há pontos que a gestão fomenta revolucionar, a presidente do Conselho respondeu a uma série de perguntas na série especial da semana.

Autonomia e a responsabilidade da autarquia na gestão de seus recursos. Como o CRCGO tem conduzido?
Sucena – Estamos fundamentados nos pilares da transparência, ética, eficácia em conformidade com as normas vigentes, tudo isso somado ao diálogo aberto e colaborativo com os profissionais da contabilidade. Temos uma gestão financeira responsável, garantindo a sustentabilidade e a prestação de serviços de qualidade à comunidade e a classe contábil. Fazendo isso com planejamento, gestão e utilizando os recursos de modo eficiente.

Como essa transparência é promovida?
S – Utilizamos de várias maneiras para dar transparência nos atos da nossa gestão. Em nossas plenárias mensais, publicamos e demonstrando toda a parte administrativa, apresentando relatório financeiro e de desempenho. Realizamos chamamentos públicos, disponibilizamos todas as informações no nosso portal da transparência e, além de tudo, levamos as informações de forma clara e acessível para todos os interessados.

Quais são as estratégias são utilizadas para garantir o alinhamento dos objetivos da autarquia com as políticas públicas e as expectativas da comunidade (a classe contábil)?
S – Visto os indicadores e as normas que temos que cumprir perante a administração pública, nós adotamos um diálogo e estratégias que promovam a participação dos integrantes do CRCGO. Promovemos consultas públicas com a classe e com a sociedade, a fim de formarmos parcerias com outras entidades representativas para atendermos as nossas necessidades. Eventos relacionados à área contábil e de entidades da sociedade civil, fazendo isso de forma em que possamos ofertar uma divulgação clara do papel da entidade, onde metas e objetivos sejam alcançados, compreendendo e contribuindo para o alinhamento das ações.

Como o CRCGO tem atuado para promover a inovação e a melhoria contínua dentro na autarquia?
S – Tentamos criar um ambiente organizacional para valorizar a transparência, a prestação de contas e o cumprimento de todas as formalidades impostas pela legislação. Na melhoria contínua e inovação, fomentamos um ambiente propício à criatividade e ao desenvolvimento constante. Realizamos reuniões estratégias e eficazes, que visam incentivar a colaboração entre dos funcionários e conselheiros, criando espaço para sugestões e ideias e também investindo em capacitação e desenvolvimento profissional. Temos feedback e avaliação destes que nos permite identificar oportunidades de melhoria e sempre estando abertos a novas abordagens e tecnologias para otimizar todos os processos, seja interno ou externo, criando um ciclo de estímulo à criatividade e busca de soluções eficientes.

Quais os passos que a gestão almeja em prol dos profissionais da contabilidade e a valorização no mercado de trabalho?
S – O nosso lema é servir, ajudar e orientar. Partindo desse ponto, trabalhamos com o foco em promover a valorização dos nossos profissionais da contabilidade e o fortalecimento da profissão, melhorando o ambiente de negócios deles. Para nós, as parcerias com a administração pública (prefeituras e governo), entidades e instituições – principalmente as de ensino que promovam treinamento e capacitação para atender a demanda do mercado dos contadores, são fundamentais. O contador executa um papel estratégico na gestão das empresas e com isso, estamos constantemente em eventos que destacam a expertise do profissional. Também fazemos alinhamento e disseminação de boas práticas e atualização da regulatória das normas que embasam a profissão. Então buscamos esse reconhecimento, mostrando a importância da contabilidade para as organizações e para toda a sociedade.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes