CRCGO orienta sobre a destinação do Imposto de Renda Solidário durante 14° Encontro Regional do TCMGO, em Formosa

WhatsApp-Image-2024-04-18-at-17.18.25

Dando sequência a parceria profícua entre o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) e o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), a presidente Sucena Hummel, a convite da instituição, palestrou durante o 14° Encontro Regional do TCMGO 2024, em Formosa, nesta quinta-feira, 18 de abril. O município que tem como conselheiro-diretor Francisco José Ramos, faz parte da 3ª Região e, é o segundo a sediar a série de encontros que percorre diversas cidades do Estado.

A edição deste ano conta com o tema “Finalização de Mandato: Vedações e Responsabilidades dos Agentes Políticos” e reúne prefeitos, vereadores, secretários, gestores municipais, contadores e demais cidadãos interessados pelo assunto.

Seu objetivo, segundo o TCMGO, é promover momentos para orientar agentes públicos para o último ano de mandato, destacando o cumprimento legal e ético, em antecipação às eleições municipais.

Destinação do IR: um ato de solidariedade

A destinação não acarreta custos e é um meio de contribuir com projetos sociais amparados nas leis de incentivo fiscal. Ela permite que recursos do Imposto de Renda sejam direcionados para os Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa, como também para programas e projetos de incentivo à Cultura, Esporte e Produção Audiovisual. Essa é uma pauta que o CRCGO trabalha constantemente durante todo o ano e graças a parceria com TCMGO é possível disseminar aos participantes do evento.

Na oportunidade, a presidente Sucena ressaltou que a campanha é uma importante ferramenta na divulgação e orientação. “A possibilidade de destinar é uma fonte de captação de recursos para projetos que promovem a transformação social e ajudam pessoas em situação de vulnerabilidade”, explicou. Durante sua apresentação, Hummel destacou que tanto pessoas quanto empresas podem direcionar parte do seu imposto de renda para estas atividades mediante doação em espécie ou bens, cujo valor poderá ser deduzido do total do imposto devido apurado, observado o limite legal”, pontuou.

Temas como ‘O papel e o alvo dos Tribunais de Contas em ano eleitoral’ , a
‘Ações do TCMGO’, e ‘Vedações: subsídios dos Agentes Políticos’ também fizeram parte da programação.

Agenda dos Encontros Regionais TCMGO

Os Encontros de 2024 continuarão a percorrer os municípios de Goiás. As próximas datas são: no dia 25 de abril, em Jaraguá, no dia 9 de maio, em Rio Verde, e no dia 16 de maio, em Pires do Rio. A proposta é orientar os gestores dos 246 municípios goianos, com foco na adequada administração dos recursos públicos.

Confira todas as fotos: https://flic.kr/s/aHBqjBmUXG
Imagens por: TCM Goiás

Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues