Senador Vanderlan Cardoso parabeniza classe contábil no Sebrae Goiás; Malhas Fiscais encerra o ciclo de palestras

25-04-2024 - foto Silvio Simões - 3291
Destaques

No segundo momento de comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel conduziu o andamento das atividades no Sebrae-Goiás. Ela recepcionou o senador Vanderlan Cardoso, que na oportunidade disse que a classe contábil tem um papel fundamental na transparência e prestação de contas, tomada de decisão informada, no controle e fiscalização dos recursos públicos e, sobretudo, no planejamento financeiro, exercendo contabilidade governamental.

A presidente relembrou sobre o pleito da classe contábil prontamente atendido pelo senador, que cuidou para que a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), que fez com que contadores, advogados, economistas e administradores deixassem de responder por atos intencionais de terceiros fosse sancionada. “Assim como nós, os contadores, o senador Vanderlan Cardoso entende as dores que nós enfrentamos diariamente e sempre atuou de portas abertas para desburocratizar problemas que travam a execução das atividades contábeis, sejam na administração pública ou privada”, salientou Hummel.

Classe contábil e Sebrae caminham juntos
O superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Goiás, Antônio Carlos Souza Lima Neto, também conversou com os contadores presentes. Ele parabenizou a classe contábil que, segundo ele, é necessária para que a economia caminhe positivamente. Com ele, estiveram presentes a analista do Sebrae, Vera Lúcia Elias de Oliveira e a contadora do Sebrae, Monique Galvão.

Durante todo o ano, o CRC Goiás estará ao lado da Fundação Brasileira de Contabilidade e do Sebrae Goiás em eventos de parceria em prol da classe contábil. A presidente do CRCGO evidenciou que o projeto já vinha sendo articulado, justamente para priorizar a atualização profissional da classe contábil. “Tínhamos a certeza de quão profícua e benéfica esse tratado seria para a classe contábil”, celebrou Hummel, destacando que a nossa profissão contábil está inserida em todas as vertentes da economia. “Caminhamos lado a lado com o empresário, a administração pública entidades privadas e a sociedade. Somos mais de 15 mil contadores e técnicos registrados que atuam, promovendo o melhor para o nosso Estado. E hoje é apensas uma prévia de várias ações em conjunto que vamos realizar para os nossos contadores”, disse.

Malhas Fiscais
Encerrando o ciclo de palestras do dia, o auditor fiscal de Tributos e secretário Executivo de Finanças do Município de Goiânia, Lucas Morais abriu os diálogos, apresentando informações acerca das malhas fiscais que ocasionam dúvidas de diversos profissionais, incidência de impostos, como o Imposto Sobre Serviços (ISS), entre outros tópicos. Ele detalhou sobre o lado da relação jurídica tributária no sentido de entendimento sobre o que existe após o preenchimento e transmissão de uma obrigação tributária acessória.

O evento é uma realização da FBC, Sebrae Goiás, por iniciativa do CRCGO, e com o apoio do Sescon-Goiás, Alterdata Software, Centro Educacional BSSP, Instituto de Pós-Graduação (Ipog), Netspeed, Tron Informática, Thonson e Reuters.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes