Otávio Martins: registro profissional, porta para o mercado de trabalho

4 (4)

Otávio Martins: registro profissional, porta para o mercado de trabalho

O registo profissional é um dos pilares da profissão contábil que foi regulamentada em todo o país, por meio do decreto-lei 9295/46, instituindo-se assim, a obrigatoriedade para todos que atuam na área contábil. Após anos de faculdade e a aprovação no Exame de Suficiência, conquistar a carteira profissional torna esta vitória ainda mais completa, gratificante e significativa.

Da perspectiva do mercado de trabalho, o registro assegura um profissional mais qualificado e bem preparado para cumprir seu ofício. Pela ótica acadêmica, ele incentiva o aperfeiçoamento do aprendizado e, pelo panorama geral, proporciona uma melhor concepção da classe perante a sociedade. E unindo todas essas esferas, está a Vice-Presidência de Registro do Conselho de Contabilidade de Goiás (CRCGO) que atua pelo incentivo e cumprimento da obrigatoriedade do registro profissional. Na entrevista desta semana, o contador Otávio Martins de Oliveira Júnior que está a frente, fomenta e orienta os futuros profissionais sobre a importância de estar registrado. O vice-presidente reforça que o registro profissional é o primeiro passo para a valorização da profissão contábil brasileira.

O registro profissional respalda a execução das ações dos contadores dentro dos parâmetros legais tornando-o habilitado ao pleno exercício da profissão. Também garante aos profissionais todo o suporte do CRC Goiás. Assim, a Vice-Presidência atua impulsionando e demonstrando a importância de estar legalmente em ordem com as obrigações profissionais. Seu papel ainda vai além. Ela trabalha para promover a atualização cadastral perante a entidade, ferramenta fundamental que possibilita o rápido contato com todos os profissionais. Confira na íntegra a entrevista.

Qual é o papel do vice-presidente de Registro do CRCGO? E como você contribui para a regulamentação dos profissionais contábeis?

Otávio– Dentre as atribuições e prerrogativas do vice-presidente, está a orientação e acompanhamento dos programas e das atividades determinadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Também é atribuída a coordenação dos trabalhos desenvolvidos pela Câmara do Registro. Nossa missão é buscar subsídios na área da fiscalização para implementação de ações que visam coibir o trabalho do leigo, adotando medidas na busca de profissionais que não estão registrados no CRC.

Quais são os principais objetivos à frente da Vice-Presidência de Registro?

O- Temos diversas metas para esta gestão. Dentre elas, destaco a implementação do Domicílio Eletrônico. Ela visa facilitar as comunicações eletrônicas dos CRCs e do CFC com profissionais e organizações contábeis registrados, bem como pessoas físicas e jurídicas credenciadas na forma e para os fins previstos na Resolução CFC n.º 1.698, de 15 de junho de 2023. Outro objetivo é buscar junto ao CFC um recadastramento eletrônico dos profissionais contábeis; e a reformulação do Manual de Registro, já solicitado por minha pessoa junto ao CFC.

Quais as ações que têm sido implementadas para conscientizar a nova geração de profissionais contábeis a respeito da importância do registro profissional no ingresso do mercado de trabalho?

O- O Regional tem cada vez mais aproximado das Instituições de Ensino Superior. Percorrendo todo o estado de Goiás, por meio de palestras e cursos, os conselheiros falam do mercado de trabalho, das áreas de atuação do profissional, e enaltecem que o registro é a credencial para o exercício profissional. Somente no ano de 2023 estivemos em mais de 60 faculdades e centros universitários para enaltecer a profissão contábil e falar de suas prerrogativas. Dialogamos com os bacharéis desde o primeiro período do curso de Ciências Contábeis até a colação de grau e em eventos promovidos para aqueles que passaram no Exame de Suficiência. Sempre com o intuito de estar próximo dos profissionais desde os primeiros passos de sua jornada, mostrando que o CRC é a casa deles e que sempre estamos de portas abertas.

Quais são os principais benefícios para o profissional da contabilidade que registra-se no Conselho de classe? Como ele pode continuar evoluindo profissionalmente diante de um mercado cada vez mais concorrido?

O- Possuir o seu registro profissional perante o Conselho, assegura atuar legalmente no mercado de trabalho dentro dos princípios éticos e profissionais, podendo exercer a profissão de forma regulamentada. Ainda endossa a notoriedade e reconhece a importância dos profissionais aos olhos da sociedade. Quanto a continuar evoluindo profissionalmente, participar de cursos e treinamentos, visando proporcionar à sociedade um trabalho de excelência é fundamental. A contabilidade é o mais importante pilar que garante a saúde de uma empresa. Digo mais, o cenário exige nosso conhecimento que nos posiciona tanto como profissional da contabilidade, mas vai além. Nós temos hoje a função estratégica de consultoria e planejamento. Somos figuras fundamentais em funções que vão do planejamento tributário à abertura, encerramento e gestão fiscal e financeira, das grandes organizações, às pequenas e médias empresas. Buscar constante conhecimento e evolução profissional é o que nos torna diferenciados no mercado.

Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues