Profissionais da contabilidade em Jussara recebem homenagem do CRCGO; Receita Federal palestra sobre a destinação solidária no Imposto de Renda

ssss
Destaques

Em uma noite de celebração, contadores em Jussara foram homenageados com diploma de Honra ao Mérito, entregues pelos representantes do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO). A solenidade aconteceu nesta terça-feira (29/04), no espaço Cristal Festas, em comemoração ao dia 25 de abril, Dia do Profissional da Contabilidade.

A mesa diretiva foi composta pela presença do vice-presidente de Administração e Planejamento do CRCGO, Henrique Ricardo; da conselheira do CRCO, Denise Barros e do delegado do CRCGO, José Ribeiro; o palestrante e auditor fiscal da Receita Federal em Goiânia (RFB), Humberto Matsuda; a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Maria de Fátima Marangoni; da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Joaquina de Jeus; representando a prefeita de Jussara, Idali Bontempo, o secretário municipal de Administração, Fabiano ribeiro; a Reitora da Faculdade de Jussara, a Leila de Fátima Lopes e a diretora do Lar Beneficente Bom Jesus, Edina Rodrigues.

Durante o pronunciamento, o delegado do CRCGO disse que a noite era de agradecimento. “Pelo empenho por nossa classe contábil, agradeço a todos. E também aos alunos de contabilidade pela organização no evento. Temos pessoas a frente do Conselho que não medem esforços para valorizar e estar junto do contador, em todos os parâmetros desse Estado e país”, comentou José Ribeiro.

Já o vice-presidente do CRCGO falou sobre a atuação do Conselho frente ao reconhecimento da profissão contábil no setor produtivo e na administração pública, evidenciando ainda a disseminação na campanha do Imposto de Renda Solidário. “Hoje a contabilidade é citada em tantas formas, não apenas como números, mas como algo consultivo para os negócios. São tantas evoluções que a cada dia percebemos o quão importante é nos mantermos atualizados diante daquilo que o mercado pede”, disse, complementando que “Outro destaque que faço é sobre o Imposto de Renda Solidário, onde estamos percorrendo, junto a RFB, vários municípios para elevar as destinações solidárias durante o período de entrega da declaração”, disse Henrique Ricardo.

Representando as instituições de ensino e com um olhar atento ao avanço que a profissão contábil teve nos últimos anos, a representante da Faculdade Faj disse que a trajetória do curso de Ciências Contábeis rendeu diversos frutos para o município. “Tem 25 anos Jussara forma profissionais da contabilidade e essa profissão agrega tanto aqui quanto em demais municípios. Hoje vocês trabalham em sua cidade, na prefeitura e fazem concurso público. Fico muito grata em vê-los aqui, fomentando o sucesso dos negócios”, celebrou Leila.
Imposto de Renda Solidário

O auditor fiscal da Receita Federal, Humberto Matsuda, orientou aos profissionais e contribuintes presentes sobre a campanha nacional do Órgão, ‘Eu sou cidadão solidário’. A destinação do imposto de renda é uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais e culturais, em que você ou sua empresa pode destinar parte do seu imposto, estimulando a proteção às crianças, adolescentes e idosos, as atividades culturais, audiovisuais e desportivas. É a participação cidadã em benefício de toda a sociedade, sem custo.

Conforme explicou, o ato de ajudar projetos sociais de amparo a crianças, adolescentes e pessoas idosas não tem curso algum para o bolso do contribuinte. “As pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido ou 7%, se destinado a projetos esportivos, a partir de 2023. Se a destinação for feita diretamente na declaração, o limite é de até 3% do imposto para cada fundo de amparo”, salientou.

Matsuda também esclareceu que as pessoas físicas podem destinar até 1% para cada fundo (crianças e adolescentes, e idosos), 2% para projetos esportivos e até 4% para projetos culturais ou audiovisuais (cinema).

Homenagem

Buscamos incansavelmente o reconhecimento pela nossa classe. Foi com esse intuito que a conselheira do CRC Goiás, Denise Barros, proferiu a entrega dos certificados de Honra ao Mérito aos profissionais presentes. “Temos pessoas que lutam pela valorização da nossa classe profissional e também o lado social do contador, por meio do Imposto de Renda Solidário. Compete a nós, profissionais, fazer uma simples orientação aos nossos clientes para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade”, comentou.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes