Blog

Seminário Estadual de Gestão da Contabilidade Rural tem foco em aperfeiçoamento profissional e legislação previdenciária

20230301091423_IMG_0070
Destaques / Noticias

Seminário Estadual de Gestão da Contabilidade Rural tem foco em aperfeiçoamento profissional e legislação previdenciária

A gestão da Contabilidade Rural se torna cada vez mais relevante para os produtores e empresas rurais na medida que o mercado agropecuário vem se mostrando mais competitivo e complexo. Neste contexto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar) juntamente com o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) promoveram a 4° edição do Seminário de Gestão da Contabilidade Rural.

Mais de 270 profissionais, entre eles contadores, gestores de escritórios contábeis e advogados, e que em sua cartela de clientes têm como público-alvo os produtores e empresas rurais, aperfeiçoaram conhecimento sobre como orientar e capacitar o atendimento frente às necessidades rurais. Incluindo as rotinas contábeis, fiscais, trabalhistas, o público também foi inteirado sobre a legislação previdenciária rural e as exigências legais.

Representando o CRCGO estiveram presentes a presidente da entidade, Sucena Hummel; o vice-presidente Administrativo, Henrique Ricardo Batista; o vice-presidente de Fiscalização, Otávio Martins de Oliveira Júnior; a diretora de Planejamento e Transparência, Clenice Cesário Caixeta; os conselheiros Danilo Oliveira, Priscilla Bandeira e Valdinéia Martins; o coordenador da Comissão de Contabilidade Rural e delegado em Trindade, José Maria Vieira; o subcoordenador da Comissão de Agronegócio e delegado em São Luís de Montes Belos, Sandoval Carvalho; e os delegados Neury José Ferreira (Bom Jesus), Rogério Pereira (Morrinhos), José Ribeiro (Jussara), Welington Santos (Ceres) e Ricardo Amorim (Pontalina).

Além disso, participaram do evento o ex-presidente do CRCGO, Liviel Floresta; a promotora do Ministério Público de Goiás, Sandra Garbelini; o auditor fiscal da Receita Federal, Humberto Matsuda; o conselheiro do Conselho Administrativo Tributário de Senador Canedo, Sebastião Santos; o gerente de Contabilidade Rural, Gustavo Carles; e o integrante do Sindicato dos Contabilistas, Abrão Rincon.

Programação

O tema ‘Cenário Econômico do Agronegócio no Estado’ abriu os debates durante o seminário. De acordo com Gustavo Henrique Carles, é de extrema importância reunir contadores e profissionais do agronegócios para fortalecer os produtores rurais, em Goiás.

Sendo ainda o fio condutor que reúne as discussões do evento, foram pautas ‘Holding Rural Como Mecanismo de Preservação do Patrimônio’, conduzido pelo especialista na área, Felipe Esteves. O palestrante apresentou o passo a passo para construir uma Holding Rural, iniciando pela necessidade de conhecer o legado do produtor rural até a consolidação da empresa. Na sequência, o ‘Planejamento Tributário Rural’, conduzido pelo Advogado tributarista, especialista em Auditoria e Análise Contábil, Marciel Augusto Lima. Ele destacou que p planejamento consiste em visualizar oportunidades legais, objetivando redução tributária para pessoas físicas e jurídicas, mas que não existe uma “fórmula pronta”, sendo que cada caso requer um planejamento específico.

Encerrando os debates, a ‘Comunicação do Contador para Reduzir a Carga Tributária do Produtor Rural’ teve destaque durante a programação. A contadora tributarista e especialista em agronegócio, Fernanda Bueno tratou sobre as oportunidades para contadores no ramo do agronegócio. Segundo ela, baseado no Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), existem mais de 5 mil estabelecimentos agropecuários no país e apenas 10% são especialistas na área. Fernanda reforça ainda que o produtor rural precisa da expertise do contador, que são os maiores parceiros dessa categoria.

Esteve como pauta ainda o lançamento da Campanha: Leão Solidário, iniciativa da Receita Federal do Brasil (RFB) e Ministério Público de Goiás (MPGO), que trata sobre as destinações de até 6% no Imposto de Renda para pessoa física, sem custos adicionais ao contribuinte. A ação possibilita que projetos sociais sem fins lucrativos amparem pessoas em situação de vulnerabilidade, ofertando assistência à iniciativas educacionais e de saúde. As explanações foram conduzidas pelo auditor fiscal da RFB, Humberto Matsuda e pela promotora do MPGO, Sandra Mara Garbelini.

Com inscrições gratuitas, a proposta do evento visou ainda a interação, troca de experiência entre os participantes e networking, garantindo assim, maior competitividade e mantendo o atendimento às exigências legais do setor produtivo rural.

Confira as fotos do evento em: https://drive.google.com/drive/folders/1t_ShfXllvl7f7Uzvnnf3FHI_bHcd9E1c?usp=share_link

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes e Maria Paula Borges

plugins premium WordPress
Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?