Representantes do CRCGO participam de tira-dúvidas sobre IRPF 2023 realizado pela Delegacia da Receita Federal do Brasil (RFB), em Anápolis

WhatsApp Image 2023-03-14 at 16.33.19

A Delegacia da Receita Federal do Brasil (RFB), em Anápolis, realizou na última terça-feira, 14, uma palestra sobre o tema: Imposto de Renda Pessoa Física 2023: orientações gerais, novidades e tira-dúvidas. Os conselheiros do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Silvanete Melo e José Alvarenga estiveram presentes prestigiando o evento.

A palestra foi ministrada pelo auditor fiscal e supervisor do programa de IR da delegacia da Receita Federal em Goiânia, Jorge Martins; o auditor fiscal da delegacia da Receita Federal em Anápolis, Sergio Ferreira Nascimento e pelo auditor fiscal da RFB e representante de Comunicação e Cidadania Fiscal, Sebastião Braz da Cunha dos Reis.

O encontro visou apresentar aos profissionais da área contábil e tributária as regras gerais do IRPF 2023, destacando os pontos que podem evitar erros e reduzir os riscos de penalidades para os contribuintes Na ocasião, os palestrantes lembraram sobre as mudanças para este ano, como por exemplo, o prazo maior, que se estende até o dia 31 de maio.

Entre as novidades, está o calendário maior para entrar em dia com o leão, há a possibilidade ainda da declaração pré-preenchida, com a finalidade de permitir que o contribuinte faça a declaração antecipadamente, evitando a sobrecarga do sistema no dia de entrega. Eles ressaltaram também que após a data limite, o contribuinte que não prestar contas com o fisco poderá estar sujeito à multa pelo atraso. Para finalizar, eles abriram para perguntas e tiraram as dúvidas dos participantes.

Fonte: Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues, jornalista