Presidente do CRCGO participa de audiência pública na Assembleia, que debate discutir a criação de secretarias municipais e estaduais voltadas à pessoa idosa
Presidente do CRCGO participa de audiência pública na Assembleia, que debate discutir a criação de secretarias municipais e estaduais voltadas à pessoa idosa
Mediada pelo deputado Ricardo Quirino (Republicanos), a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, participou, na última segunda-feira (24/03), da audiência pública na Assembleia Legislativa. O objetivo do encontro foi discutir a criação de secretarias municipais e estaduais voltadas à pessoa idosa.
Presidente da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa da Alego, Quirino iniciou o debate apresentando o tema e ressaltando a importância da criação dessas secretarias para avançar na defesa dos direitos dos idosos. O legislador explicou que toda política está ligada a uma pasta governamental e que essa criação se faz necessária devido ao aumento de pessoas dentro dessa faixa etária. “Temos que avançar, estamos falando de um quantitativo de quase 1 milhão de pessoas idosas. É necessária uma secretaria para tratar o envelhecimento de uma forma específica”.
O legislador também revelou sua intenção de se reunir com o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), para discutir a segurança da pessoa idosa na Capital e os próximos passos da atual gestão para fortalecer as medidas de proteção.
Sucena Hummel contribuiu para o debate, trazendo sua perspectiva e experiência: “Considero importante a secretaria desse segmento, pois terá uma equipe focada com o objetivo de buscar projetos específicos para aquela área”. Ela ainda ressaltou os desafios e barreiras do desenvolvimento dessas medidas em municípios, em relação à manutenção dos projetos com o orçamento disponível, esclarecendo que o CRC Goiás percorre diversos municípios disseminando a Campanha do Imposto de Renda Solidário, oportunidade que o contribuinte tem de destinar parte do seu Imposto de Renda para os Fundos de amparo às pessoas idosas.
Pautas
Biany Lourenço destacou os desafios diários para desenvolver políticas eficazes em prol da pessoa idosa. A líder classista também destacou pautas como a previdência social, atendimento em postos médicos, violação dos direitos da pessoa idosa, entre outros, que precisam ser discutidos com mais seriedade. “Essa é uma forma que temos de dar força para as ações da política pública da pessoa idosa. Eu defendo a criação das secretarias para que possam trazer melhorias para a vida dessas pessoas”.
Adriana Silveira, por sua vez, expressou a importância de respeitar os direitos da pessoa idosa, e que esse mecanismo de política de defesa em prol da causa, em Goiás, fará diferença. Ela ainda ressaltou a importância do conselho municipal para a valorização efetiva dos direitos da pessoa idosa.
No próximo dia 4 de abril, acontece na Alego a audiência Pública sobre o Imposto Solidário.Estarão presentes profissionais da contabilidade, presidentes e integrantes dos CMDCA’s do Estado de Goiás e outras autoridades interessadas.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes, com informações da Alego | Imagens: Carlos Costa