Presidente do CRCGO ministra palestra sobre IR e destinação para profissionais contábeis de Águas Lindas de Goiás

WhatsApp Image 2023-05-17 at 16.06.55

Em Águas Lindas de Goiás, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel participou de um encontro com os profissionais da contabilidade do município e região, na manhã desta quarta-feira, 17.

Na ocasião, a presidente ministrou uma palestra sobre Imposto de Renda Pessoa Física. Sucena ainda, ressaltou a importância da destinação para instituições dos Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa e como é feito o passo a passo.

Cada contribuinte pessoa física pode optar por direcionar o imposto a contribuir de forma determinante para a manutenção de diversos projetos sociais. A destinação é de até 3% do imposto devido para cada fundo, somando 6% e é feita diretamente pelo Programa Gerador de Declaração (PGD) e não tem custo adicional ao declarante.

Feito isso, será gerado o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), que deve ser pago, mas o valor é reembolsado ao contribuinte. Se a declaração resultar em imposto a pagar, o valor das destinações será subtraído desse valor e se resultar em imposto a restituir, será acrescido ao valor da restituição, corrigido pela taxa Selic.

Na oportunidade, foram discutidas com a categoria, ações que possam contribuir para o desenvolvimento da profissão contábil, a participação do contador nas ações de desenvolvimento do município e a melhoria do ambiente de negócios da região.

Os profissionais contábeis aproveitaram o encontro para fazer suas manifestações e sugestões para que o CRCGO possa atuar ainda mais em prol da classe.

Na ocasião, estiveram presentes o secretário municipal e o superintendente de Desenvolvimento Econômico Cristiano Rodrigues, Neto Contador e o vereador municipal Aluísio da Artec.

Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues, jornalista