Palestra do CRCGO na Unicerrado de Goiatuba pauta Imposto de Renda e sua instituição no Brasil

WhatsApp Image 2023-04-18 at 19.53.57

O Conselho Regional de contabilidade de Goiás marcou presença no Centro Universitário Unicerrado em Goiatuba. O encontro, ocorrido nesta terça-feira (18/04), teve por objetivo levar aos graduandos do curso de Ciências Contábeis e aos demais profissionais da área as novidades acerca da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

Recebidos pelo delegado representante do Conselho no município, o contador Rodrigo Barro, que também é coordenador do curso, a presidente do CRCGO, Sucena Hummel e o vice-presidente Henrique Ricardo Batista estiveram presentes. O professor e Reitor da instituição de ensino, Gilmar Vieira de Rezende participou da cerimonia de abertura.

Com tema ‘Compreender a Declaração de Ajuste do Imposto de Renda da Pessoa Física’, o vice-presidente do CRCGO iniciou, pautando a instituição do IR no Brasil, pelo Artigo 31 da Lei nº 4.625, de 31 de dezembro de 1922, que orçou a Receita Geral da República dos Estados Unidos do Brasil para o exercício de 1923. Com apenas um artigo e oito incisos da lei orçamentária para o exercício de 1923, estava instituído o imposto geral sobre a renda no país.

Foi abordado ainda a obrigatoriedade na entrega, o que são rendimentos tributáveis, isentos não tributáveis, rendimentos exclusivos na fonte. Henrique pontuou ainda sobre a opção de tributação, deduções da base de cálculo, declaração pré-preenchida, principais erros ao preencher a declaração, restituição, entre outros.

Imposto Solidário

A presidente do CRCGO mobilizou os presentes sobre a campanha do Imposto de Renda Solidário. O contribuinte pode destinar até 3% do imposto devido para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, e até mais 3% para os Fundos da Pessoa Idosa, diretamente pelo Programa Gerador de Declaração (PGD). “É uma forma determinante para a manutenção de diversos projetos sociais, que, em muitos casos, utilizam o valor arrecadado para a realização de cirurgias, reforma em unidades de tratamento da saúde, e diversos outros”, diz Sucena Hummel.

Representando a instituição de ensino, o delegado do CRCGO agradeceu a presença do Conselho. “Estivemos em uma noite de muito conhecimento para nossos alunos e profissionais de nossa cidade, abordando um tema importantíssimo sobre as novidades do imposto de renda 2023. Com certeza saímos daqui com muitas informações para assimilar e fomentar ainda mais atualização”, disse Rodrigo.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes