XV Convenção de Contabilidade de Goiás bate recorde de público

Com um público recorde de mais de 700 pessoas, e a participação de palestrantes de renome nacional, a XV Convenção de Contabilidade de Goiás encerrou na última quinta-feira, 15, com sucesso absoluto.

Durante três dias, 13, 14 e 15 de setembro, participantes de todo o Brasil puderam assistir a diversas palestras com renomados profissionais e especialistas da área, além de conhecer soluções inovadoras no mundo da contabilidade na Feira de Negócios e ainda ganhar diversos prêmios.

Com o tema: Transformação Contábil: Técnica, Digital e Comportamental, o maior evento de contabilidade do Estado reuniu autoridades, representantes do Conselho Federal e de diversos Conselhos Regionais, além de profissionais e estudantes de contabilidade de todo o país.

Durante a abertura das atividades, o grupo de Câmara da Orquestra Sinfônica de Goiânia fez uma apresentação tocando o hino nacional e clássicos do rock. Logo após, a presidente do CRCGO, Sucena Hummel, relembrou e homenageou os conselheiros, delegados, e tantos outros profissionais que perdemos para a pandemia, e ressaltou a alegria de podermos nos reunir novamente em torno da profissão contábil.

Sucena Hummel, também reforçou a importância desse evento para a classe. “Tenham certeza que após essa imersão de três dias, sairemos transformados, pois, veremos muitas quebras de paradigmas, novos e eficientes caminhos para o desenvolvimento profissional, e, o fortalecimento da contabilidade como ciência e como ferramenta cada vez mais fundamental em todos os seguimentos sociais”, afirmou.

O vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, que esteve presente representando o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado Júnior, destacou a importância dos profissionais da contabilidade para a sociedade e o fortalecimento da classe.

Na ocasião, o vice-presidente Administrativo do CRCGO, Henrique Ricardo Batista também realizou uma homenagem aos profissionais contábeis falecidos e reforçou a importância de valorizarmos a vida. Ao som de “O Que É, o Que É?”, todos os presentes entoaram o canto: Viver E não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar. A beleza de ser um eterno aprendiz”, enquanto acenavam com um lenço branco.

Após os discursos de abertura, foi a vez da palestra mais aguardada do dia. O irreverente e mais revoltado de todos os contadores, o youtuber Lucas Lima, ou melhor, o Contador Revoltado, que trouxe para o palco um momento de descontração com o seu show de stand up: “Contabilizando Revoltas”.

O comediante cantou diversas paródias de grandes sucessos fazendo alusão ao cotidiano dos profissionais contábeis, além de falar de um jeito cômico e descontraído sobre sua trajetória na contabilidade, desde a graduação até a prática da profissão, sempre destacando os altos e baixos que um contador passa diariamente.

Ao início da apresentação, a berranteira e cantora Fabiana Gomes ainda fez uma surpresa e entrou tocando berrante para dar as boas-vindas ao Contador e a todo o público.

Já no dia seguinte, a programação teve início logo cedo com a palestra do secretário de Finanças de Goiânia e auditor fiscal, professor Lucas Morais, que discursou sobre a temática: Malhas fiscais.

Morais explicou a importância de dar atenção ao cruzamento desses milhares de dados que são inseridos pelos CNPJs e CPFs no Sped Fiscal para se conferir a veracidade das informações.

Na sequência, o evento recebeu o conselheiro e investidor Roberto Dias Duarte que apresentou ao público as inovações dos escritórios de contabilidade e revelou o que eles estão fazendo para se destacar. E o segredo, segundo ele, está em saber usar a tecnologia.

“O mundo está evoluindo de forma muito rápida e os escritórios estão acompanhando o fluxo. A tecnologia é, sim, um aliado da área contábil”, ressaltou Dias.

Encerrando o primeiro ciclo de palestras da parte da manhã, o advogado e presidente da Alterdata Software, Ladmir Carvalho, instigou o público sobre a importância da inteligência emocional no ambiente de trabalho.

“Minha intenção é provocar no público reflexões sobre o quanto é importante o profissional ter a inteligência emocional mais ajustada aos novos tempos que são tão velozes e diferentes do passado”, pontuou.

Para finalizar a parte da manhã, houve sorteio de alguns brindes para os participantes e logo em seguida eles participaram da Feira de Negócios.

Já a programação vespertina teve início com o professor Edgar Madruga, que debateu sobre “Compliance Tributário & Tecnologias Fiscais”, evidenciando a importância de a empresa estar em conformidade com as leis. Os mediadores foram os conselheiros Priscilla Veríssimo Bandeira e Fabian Rodrigues Leite.

Em seguida, Samer Agi foi aplaudido de pé pelo público após palestrar a respeito das “Cinco Áreas da Vida”. Durante a fala, Samer Agi citou cada uma dessas cinco áreas, destacando que cada uma é regida conforme a percepção pessoal de cada um. Os mediadores foram o vice-presidente Administrativo Henrique Ricardo Batista e o conselheiro Francisco Canindé Lopes.

Juliana Fileti subiu ao palco para discutir sobre sua especialidade: “A Tecnologia nos Processos Investigativos de Combate a Fraude”. Fileti explicou de forma didática a importância dos meios digitais nas investigações e destacou quais são as áreas com maior casos de fraude. A palestra foi mediada pelos conselheiros Valdir Mendonça Alves e Márcio Gomes Costa.

Para finalizar o ciclo de palestras do segundo dia da Convenção, Fellipe Guerra assumiu o palco para debater sobre “Os Três Passos da Gestão Tributária Estratégica”, demonstrando quais são as etapas fundamentais para uma estratégia efetiva nos negócios. A apresentação foi mediada pelo vice-presidente de Controle Interno, Ranniel Martins Silva e a conselheira Ivone Vieira Pereira.

Após um dia recheado de palestras e muito conhecimento, os participantes puderam aproveitar um happy hour promovido pelo CRCGO. Ao som da cantora Isabella Arantes, todos prestigiaram um show sertanejo repleto de animação, comida e bebida.

XIII Fórum da Mulher Contabilista de Goiás

O último dia da XV Convenção de Contabilidade de Goiás, que ocorreu na quinta-feira (15/09), começou com o XIII Fórum da Mulher Contabilista de Goiás.

Com temas relevantes, o evento trouxe uma nova visão embasada na oxigenação e na melhoria de negócios que pensa na produtividade, reservas de mercado e na valorização das mulheres enquanto empresárias e profissionais.

A manhã foi dividida em dois momentos. O primeiro deles contou com a palestra da delegada Cybelle Silva Tristão que abordou o tema: Maria da Penha: Desafios e Conquistas. Já o segundo momento foi um painel comandado pela presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, com a participação da presidente do CRC Pernambuco (CRCPE), Maria Dorgivânia, a presidente do CRC Piauí (CRCPI), Adriana da Graça, e pela funcionária pública Maria Yvelônia.

A palestra teve como mediadores a coordenadora da Comissão da Mulher do CRCGO, Maria Luzia, o vice-presidente de Desenvolvimento Social e Relações Institucionais, Einstein Paniago e o conselheiro, Francisco Canindé Lopes.

Logo após, tivemos o painel “Integração e Valorização, um Passo Para o Sucesso” que focou no empoderamento feminino.  As painelistas afirmaram com fatos que uma mulher consegue desempenhar o papel que desejar dentro da sociedade com excelência. Ao trazer suas experiências pessoais e profissionais, elas enriqueceram ainda mais os debates do nosso evento.

Reunindo três mulheres presidentes de CRCs diferentes e uma funcionária pública, o bate-papo gerou interesse da plateia, e fez com que, principalmente, as mulheres que estudam para serem contadoras ou já exercem a profissão sentissem acolhidas e representadas, uma vez que se identificaram com as autoridades.

Para a presidente Sucena Hummel, o objetivo do evento foi atingido. “O evento foi maravilhoso e acredito que conseguimos alcançar o nosso objetivo de trazer pessoas novas, agregar e mostrar um CRC diferente e oxigenado. Reafirmamos a importância da nossa valorização enquanto empresárias e tivemos a grata honra de recebermos mulheres líderes que desenvolvem um brilhante papel onde atuam e são grandes exemplos para todos nós”, ressaltou.

O XIII Fórum da Mulher também contou com a participação de todas as mulheres que compõem a Comissão da Mulher Contabilista do CRCGO, que subiram ao palco para uma homenagem. Na ocasião, Sucena Hummel também foi agraciada com um buquê de rosas, encerrando assim, o XIII Fórum da Mulher Contabilista de Goiás.

XV Encontro de Estudantes de Contabilidade de Goiás

Contadores são, hoje, figuras fundamentais em funções que vão do planejamento tributário à abertura, encerramento e gestão fiscal e financeira, das grandes organizações, às pequenas e médias empresas. Esse é um dos motivos do porquê esses profissionais devem sempre estar atentos à evolução tecnológica. Principalmente nesse pós-pandemia, nenhuma empresa será igual e os efeitos dela perdurarão por muito tempo. O que destaca a importância de serem profissionais habilitados para manter-se no mercado.

Neste sentido, o contador da atualidade tem e terá um papel essencial, principalmente no que diz respeito a tecnologia. Tema esse, que foi abordado ao longo da XV Convenção de Contabilidade de Goiás, sobretudo durante o XV Encontro de Estudantes de Contabilidade de Goiás, que ocorreu no último dia, na quinta-feira, 15, no período da tarde.

Começando com um painel que apresentou como funcionam as empresas contábeis em rede, um movimento que ganha cada vez mais destaque na área. A palestra teve como mediador o vice-presidente de Registro do CRCGO, Marcelo Cordeiro, e como painelistas o coordenador da Comissão Estadual CRC Jovem do Estado de Goiás, Yuri Valens, o Contador Eleitoralista e CEO da Rede EssentJus, Guilherme Sturm, o CEO da Contacnet e presidente do GBrasil, Anderson Pedrosa, e o Empresário Contábil, Wellington Santos De Souza.

Logo em seguida, quem subiu ao palco para falar sobre contabilidade, tecnologia, startups, inovação e tantos outros assuntos que são relevantes para a classe foram os contadores e membros do CRC-AP, Salomão Soares e Waldir Junior. Com o tema Contabilidade e o Metaverso, eles aproveitaram a presença da presidente do CRCGO, Sucena Hummel, para realizar uma experiência, na ocasião, ela pôde experimentar um pouco da realidade virtual.

No intervalo das palestras, a feira de negócios continuou acontecendo com muito networking e no palco, os participantes da convenção decidiram soltar a voz. Com um violão e no improviso, eles colocaram todos para cantar. Na oportunidade, houve sorteio de vários prêmios e o convite do presidente do CRCRJ, Samir Nehme para todos participarem do Encontro Nacional de Jovens Lideranças, que ocorrerá no Rio de Janeiro, nos dias 20 e 21 de outubro.

Para encerrar o XV Encontro de Estudantes, o ex-capitão do BOPE e roteirista dos filmes Tropa de Elite I e II, Rodrigo Pimentel ensinou sobre como construir “Tropas de Elite”. De um jeito irreverente, Pimentel mostrou que a contabilidade tem muitas coisas em comum com um treinamento para ser integrante do BOPE, como disciplina, resiliência, desafios, garra, atitude e liderança. E todos saíram do evento com a mensagem deixada por Rodrigo Pimentel: “Missão dada é missão cumprida. Vá e vença!”

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Confira todas as fotos do nosso evento neste link aqui.


Fonte: Comunicação CRCGO – Thaillyne Rodrigues, Jornalista
Fotos: Karina Carvalho

Rua 107 nº 151 - Setor Sul
CEP: 74.085-060 - Goiânia - GO
Horário de atendimento:
7h às 18h
Tel: (62) 3240-2211
FISCALIZAÇÃO: Coordenador Louis
Telefones.: 3240-2220/3240-2221/3240-2237
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: Coordenadora Marianne
Telefones.: 3240-2203/3240-2238
REGISTRO: Coordenadora Maria Aparecida
Telefones.: 3240-2217/3240-2218/3240-2227
JURÍDICO: Dr. Sebastião
Telefones.: 3240-2213/3240-2234
COBRANÇA: Coordenadora Simone
Telefones.: 3240-2216/3240-2229/3240-2209
GABINETE: Chefe do Gabinete - Priscilla
Telefones.: 3240-2202/3240-2206