Sistema CFC/CRCs realiza Seminário de Gestão

Representantes do Sistema CFC/CRCs participam, nos dias 15 e 16 de março, do Seminário de Gestão e Planejamento do Sistema CFC/CRCs, no Hotel Golden Tulip Brasília, em Brasília (DF).

O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, ao saudar os participantes, destacou a importância do seminário. “Vamos, nesta ocasião, alinhar as metas propostas para as entidades do Sistema”, avisa Martonio.

Na ocasião, o presidente informou os presentes sobre a expectativa de participação de autoridades para a cerimônia de posse que acontece neste dia 16.

Posteriormente, o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, apresentou os projetos desenvolvidos pela Vice-Presidência. “A nossa ideia é uniformizar todos os projetos com os Conselhos Regionais”, avisa Aécio. Alguns dos trabalhos desenvolvidos são: apoio aos CRCs, normas e manuais, modernização tecnológica e cartilha do TCU.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Nelzon Zafra, disse, no início da apresentação, que “compete à Câmara de Desenvolvimento Profissional analisar e julgar, entre outros, os processos que versem sobre a educação continuada”. Zafra apresentou os projetos de Educação Profissional Continuada (EPC), Exame de Qualificação Técnica (EQT), relacionamento institucional com entidades nacionais e internacionais, Excelência na Contabilidade, cursos de pós-graduação stricto e lacto sensu, apoio à realização de eventos, apoio à produção técnica científica e ampliação do acervo bibliográfico.

Em seguida, o vice-presidente Técnico, Zulmir Ivânio Breda, fez uma apresentação sobre os projetos da Vice-Presidência. Breda citou os projetos realizados pelos Grupos de Estudos e trabalhos para normatização contábil; o Comitê Gestor da Convergência e o Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Ao final da palestra, o vice-presidente disse que está trabalhando junto com a Vice-Presidência de Política Institucional e acompanhando os projetos, no Congresso Nacional, de interesse da classe contábil.

Na apresentação da Vice-Presidência de Registro, Marco Aurélio Cunha de Almeida fez uma retrospectiva da área. “Foi em 2006 que ocorreu a desvinculação e foram criadas as Vice-Presidências de Registro e de Fiscalização”, lembrou Marco Aurélio. O vice-presidente recordou, também, a criação da nova carteira de identidade profissional (2007), da exigência do Exame de Suficiência (2011), do Sistema de Processo Eletrônico de Registro (2013), do fim do registro provisório (2014), do fim da exigência do diploma para registro definitivo (2015) e o Cadastro Nacional de Peritos (2016).

Um dos pontos mais comentados pela vice-presidente de Controle Interno, Lucilene Florêncio, foi sobre a importância de se realizar uma gestão eficiente para que os gestores do Sistema CFC/CRCs não tenham problemas na prestação de contas ao Tribunal de Contas da União. “Temos que atuar sempre de forma preventiva”, avisa Lucilene.

Os projetos “revisão da legislação aplicada ao Sistema”, “realização e acompanhamento da auditoria do Sistema CFC/CRCs” e “assessoria contábil aos Regionais” foram apresentados pela vice-presidente.

O vice-presidente de Administração, Sergio Faraco, fez a última apresentação do dia. Faraco citou a estrutura funcional do Conselho e os projetos que estão em andamento, como, por exemplo, a edição do Manual Administrativo do Sistema CFC/CRCs.

No dia 16, as Vice-Presidências de Fiscalização, Ética e Disciplina e Política Institucional apresentarão os projetos a serem desenvolvidos pelas respectivas áreas.

CRCGO presente

O presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, compareceu ao evento, com a finalidade de colocar o Conselho goiano em maior proximidade com o Federal, em projetos de convergência que beneficiem a classe contábil no Estado. Segundo Edson Bento, o trabalho do Conselho de Contabilidade de Goiás vai ao encontro das ações estratégicas propostas pelo CFC. “A ação para esse biênio é de pensar e agir estrategicamente para o alcance de metas à categoria contábil goiana. Saber que receberemos o apoio do CFC para a execução de tais atividades nos agrada e gera cada vez mais estímulo às ações”, declara.

Na ocasião, também ocorreu a reunião dos presidentes dos Conselhos Regionais do Centro-Norte, com o fim de alinhar os detalhes para realização do Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal, que ocorrerá em 2017. O presidente do CRCTO, Sebastião Célio Costa, e a presidente do CRCMT, Silvia Maria Leite Cavalcante, foram escolhidos, respectivamente, como coordenador e subcoordenadora do evento, que acontecerá no Estado do Mato Grosso. Além do presidente do CRCGO, Edson Bento, também estiveram presentes o presidente do CRCMS, Ruberlei Bulgarelli, o presidente do CRCDF, Adriano de Andrade Marrocos, o presidente do CRCAP, Fabiano Ribeiro, o presidente do CRCAM, Manoel Carlos de Oliveira Júnior, a presidente do CRCPA, Maria de Fátima Cavalcante Vasconcelos, o presidente do CRCAC, Valmiki Silva e o presidente do CRCRR, Francisco Fernandes de Oliveira.

FBC e Fenacon

Além do CFC, participaram também do Seminário o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Juarez Domingues Carneiro, que fez uma apresentação dos trabalhos e do planejamento estratégico da fundação.

O diretor institucional da Fenacon, Valdir Pietrobon, que também participou do Seminário, falou sobre os trabalhos realizados pela entidade em prol da classe contábil. A Fenacon, segundo Valdir, representa 37 sindicatos econômicos no País. Pietrobon abordou sobre os principais assuntos que são tratados pela entidade como o lançamento da Agenda Legislativa, o Simples Nacional, o Coaf, a Contribuição Sindical e a ITG 1000.

Fonte: Comunicação CFC, com informações adicionais da Assessoria de Imprensa CRCGO

Rua 107 nº 151 - Setor Sul
CEP: 74.085-060 - Goiânia - GO
Horário de atendimento:
8h às 18h
Tel: (62) 3240-2211