No Senado e na Câmara dos Deputados, presidente do CRCGO leva Campanha do Imposto de Renda Solidário aos parlamentares
No Senado e na Câmara dos Deputados, presidente do CRCGO leva Campanha do Imposto de Renda Solidário aos parlamentares
No Senado Federal e na Câmara dos Deputados, em Brasília, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel esteve presente nas Casas dos parlamentares para reforçar a Campanha do Imposto de Renda Solidário. Contribuintes que declaram Imposto de Renda podem destinar, sem custo algum, até 6% aos Fundos de amparo às Crianças, Adolescentes e Pessoas Idosas.
A agenda foi entre os dias 22 e 23 de abril e as visitas foram nos gabinetes do senador goiano, Wilder Morais (PL), do senador Sergio Moro (União-PR); os deputados federais por Goiás, Daniel Agrobom (PL-GO) e Marussa Boldrin (MDB – GO), além do deputado federal por Rio Grande do Sul, Alceu Moreira (MDB-RS). A assessoria do gabinete da senadora Damaris Alves (Republicanos) e do senador Vanderlan Cardoso (PSD) também recepcionaram a presidente do Conselho.
Ambos os parlamentares receberam diversas informações sobre como funciona as destinações e o folder orientativo, contendo o passo a passo para realizar a ajuda solidária aos Fundos. Em 2023, Goiás foi o terceiro Estado que mais mobilizou contribuintes a ajudar projetos com foco assistencialista, por meio das destinações do IRPF. Foram mais de R$ 15,14 milhões para os Fundos de Direito. Esse valor representa um aumento de 64,14% no percentual de doações em comparação a 2022.
A presidente disse além de os profissionais de contabilidade orientar os contribuintes para que eles estejam cientes dessa campanha, a ajuda dos parlamentares também se faz necessária, uma vez que as suas representações alcançam a população, em seus diversos segmentos, como por exemplo, os agropecuaristas, que mais destinam no IR Solidário.
“É uma oportunidade de fazer o bem de uma maneira muito fácil, pois, o programa da declaração de imposto de renda é autoexplicativo e o programa já calcula o valor que você pode destinar. É um trabalho de conscientização que tem sido feito diariamente com os 246 municípios, pois temos percorrido muito chão para que mais entidades filantrópicas possam ser ajudadas por meio do Imposto de Renda”, disse.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes