CRCGO ressalta importância da destinação do Imposto de Renda Solidário durante reunião da Comissão de Direito Tributário da OABGO

WhatsApp Image 2024-04-22 at 19.55.05-

O vice-presidente de Administração e Planejamento do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Henrique Ricardo Batista prestigiou a reunião Ordinária da Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Goiás (OABGO). O evento híbrido, voltado para advogados e profissionais contábeis, ocorreu na sede da Ordem e via plataforma online, na noite desta segunda-feira 22.

Após os informes gerais conduzidos pela diretora da Comissão Tributária, Éleia Alvim, a primeira pauta foi a palestra sobre ‘Imposto de Renda Solidário’, explanada pelo vice-presidente Henrique Ricardo e na sequência, o advogado Mateus Carvalho debateu sobre ‘Tributação para Advogados e Escritórios de Advocacia’.

Em sua fala, Henrique Ricardo começou explicando que o IR torna-se uma importante ferramenta na captação de recursos para projetos que promovem a transformação social. “A destinação é realizada de forma direta na Declaração de Ajuste da Pessoa Física e não possui nenhum custo para o contribuinte”, afirmou. “O valor destinado será somado à sua restituição atualizado pela Taxa Selic, caso tenha direito ou será abatido do que você deveria pagar de imposto”, explicou.

Durante o passo a passo, o vice-presidente do CRCGO também ressaltou sobre o pagamento do valor destinado na Declaração, por meio da Darf. “Ele deverá ser efetuado até a data de vencimento da primeira quota ou da quota única do imposto. E é importante ressaltar que o não pagamento no prazo estabelecido implica a retenção definitiva dessa parcela de dedução”, alertou.

Por fim, foi apresentado os resultados alcançados no ano passado, no qual Goiás alcançou a terceira colocação entre os contribuintes que mais destinaram, arrecadando R$ 15,14 milhões. Lembrando que o potencial é muito maior, podendo ajudar mais pessoas em situação de vulnerabilidade. “Os recursos são aplicados exclusivamente nas ações, programas, projetos e atividades sociais para os quais são destinados, por meio dos Fundos de Direito, fiscalizados pelo Ministério Público”, reforçou.

Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues