<strong>Na Prefeitura de Goiânia, CRCGO prestigia lançamento da adesão ao sistema nacional de emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica</strong>

WhatsApp Image 2023-01-19 at 12.53.53 (1)

Representantes da classe contábil marcaram presença no lançamento oficial da adesão ao sistema nacional de emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. A presidente, Sucena Hummel, vice-presidente Administrativo, Henrique Ricardo, vice-presidente de Controle Interno, Ranniel Martins e o presidente do Sescon-Goiás, Edson Cândido Pinto estiveram na cerimônia da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Finanças. O evento reforçou o fortalecimento do controle e da fiscalização contábil, fiscal e previdenciária da Capital.

Com dados lançados de forma universal, o sistema facilitará trâmites e acessos, com celeridade e modernização das informações. A capital figura entre as principais cidades que são exemplo em assiduidade de dados. O novo sistema é uma via de mão dupla para as administrações municipais e para as empresas, já que a plataforma simplifica as obrigações tributárias e auxilia a cobrança e fiscalização do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).

De acordo com a Sefin, o Sistema da Nota Fiscal de Serviço Eletrônico estabelece um padrão nacional para emissão do documento. Há, também, celeridade das obrigações tributárias para o empresário. O controle das prefeituras quanto à arrecadação e fiscalização é fortalecido. Além de Goiânia, já aderiram ao sistema os municípios de Inhumas, Mineiros, Paraúna, Pirenópolis, Portelândia e Planaltina de Goiás.

Com a universalização das informações, o sistema representa economia, uma vez que reduz os custos administrativos com a adaptação a sistemas municipais. O projeto da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica conta com assinaturas da Receita Federal, Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF).

Goiânia

A capital de Goiás figura entre as principais do Centro-Oeste com a melhor arrecadação do ISSQN. Em 2022, o Imposto Sobre Serviços teve, até o momento – uma vez que os técnicos ainda estão em fechamento do exercício, a arrecadação de R$ 983.607.536,20. Em 2021, a realização foi de R$ 871.540.209,80.

Representações

Participaram a Secretária de Economia de Goiás, Cristiane Schmidt, o delegado da Receita Federal em Goiânia, Djalma Lustosa, o Promotor de Justiça do Ministério Público em Goiás, Fernando Krebs, vereador Anselmo Pereira, a Representante da Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Goiás), Eléia Alvim Barbosa entre outras autoridades.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes com informações da Secom da Prefeitura de Goiânia. Imagens Jackson Rodrigues

Comment (1)

1. Lita Mcquinn

I appreciate your willingness to share your expertise with others; it’s highly appreciated.

Leave your thought here