IR Solidário; Representantes do CRCGO palestram para profissionais contábeis de São Miguel do Araguaia

IMG_7262 (2)

Em São Miguel do Araguaia, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel ministrou palestra sobre a destinação do Imposto de Renda Solidário e o papel fundamental que o contador exerce perante a iniciativa.

O evento foi uma iniciativa da representante do CRCGO na região, a conselheira Valdineia Martins, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do município, Ana Elisa Borges. A chefe de gabinete do CRCGO, Priscilla Rodrigues também participou do evento.

Na ocasião, a prefeita de São Miguel do Araguaia, Azaide Borges Martins deu boas-vindas aos cidadãos e ressaltou a importância da destinação para os fundos que amparam pessoas em situação de vulnerabilidade, uma ação voltada para o social. Ela agradeceu ainda a parceria com o CRCGO no sentido de enfatizar a sociedade o incentivo à destinação

Cada contribuinte pessoa física pode optar por direcionar o imposto a contribuir de forma determinante para a manutenção de diversos projetos sociais. A destinação é de até 3% do imposto devido para os fundos da Direitos da Criança e do Adolescente, e até mais 3% para os Fundos da Pessoa Idosa, diretamente pelo Programa Gerador de Declaração (PGD) e não tem custo adicional ao declarante.

Feito isso, será gerado o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), que deve ser pago, mas o valor é reembolsado ao contribuinte. Se a declaração resultar em imposto a pagar, o valor das destinações será subtraído desse valor e se resultar em imposto a restituir, será acrescido ao valor da restituição, corrigido pela taxa Selic.

A Conselheira Valdineia Martins esclareceu aos presentes sobre como o contador é um profissional fundamental para auxiliar o contribuinte nesta iniciativa e se colocou à disposição para sanar dúvidas.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes