Imersão ESG reúne profissionais da contabilidade para debater sobre Sustentabilidade Ambiental, Social e Governança aplicada às empresas

31a508da-fc2e-44f8-b837-4526be0de6cf-1

Com o propósito de debater sobre o ESG cuja sigla refere-se a critérios ambientais, sociais e de governança, profissionais da contabilidade aproveitaram a manhã deste sábado (25/11) para buscar conhecimento e ampliar o networking durante a Imersão ESG. O evento, organizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Goiás (CRCGO), por meio da Comissão de Sustentabilidade, reuniu palestrantes renomados locais e nacionais que abordaram um tema envolvendo cada uma das siglas do ESG.

Durante a abertura o vice-presidente Administrativo e coordenador da Comissão de Sustentabilidade Ambiental, Social e Governança do CRCGO, Henrique Ricardo Batista, e o coordenador adjunto da Comissão, Marcelo Aquino desejaram às boas-vindas aos participantes e ressaltaram o quão necessário é esse tema não apenas para a contabilidade, mas para a sociedade em geral.

A presidente do CRCGO, Sucena Hummel também subiu ao palco para reforçar que a Imersão ESG é um evento com foco na integração de pensamentos e tem como objetivo abrir novos leques e visão para os negócios. “A Comissão de Sustentabilidade projetou esse evento em busca de promover uma conscientização sobre a importância dos princípios do ESG para as empresas, exemplificando como práticas sustentáveis impactam positivamente não apenas o meio ambiente, mas também a sociedade e a gestão corporativa. Então, aproveitem ao máximo”.

Prestigiaram também, o vice-presidente de Controle Interno do CRCGO, Ranniel Martins, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, dr. Valdir Mendonça, integrantes da Comissão de Sustentabilidade, profissionais da contabilidade e graduandos de Ciências Contábeis.

E – ESG e Cadeia de Valores

O diretor de Logística e Qualidade (Lojas Físicas e E-commerce) da Rede Oba de Hortifruti, José Roberto Olajos trouxe o tema ESG e Cadeia de Valores. O palestrante abordou sobre a logística 4.0 e os seus pilares: sustentabilidade, inovação, flexibilidade, qualidade e produtividade e como aplicar ao negócio. Olajos transmitiu o que é a cadeia de valor embasada na sustentabilidade. “ESG parece que é algo novo, mas não é. Nós já vivemos isso. Os conceitos do ESG são um princípio básico da sociedade, mas muitos ainda não conseguiram se conscientizar sobre essa importância. Mas hoje é o exemplo que estamos no caminho certo”, pontuou José Roberto.

S – Diversidade e Inclusão nas Organizações

Para abordar a parte S do ESG, Fernando Liani e Jaqueline Silva integrantes da empresa de auditoria KPMG, trouxeram o tema ‘Diversidade e Inclusão nas Organizações’. Liani e Silva começaram sua palestra fazendo uma descrição audiovisual de si mesmos. Fernando pontuou que esse é um assunto muito relevante para a sociedade e para as empresas. “As organizações precisam abrir esse olhar atento e saber como implementar e gerar inclusão de forma efetiva e eficaz”, declarou. Jaqueline ressaltou porque a inclusão, diversidade e equidade importam. Segundo ela, ser inclusivo transforma negócios. “A soma das individualidades torna a vida mais interessante, tanto no quesito produtividade que gera engajamento, clima organizacional, saúde e segurança; como nos custos; inovação; mercado e reputação da marca.

G – O Papel da Governança e o Reflexo na Contabilidade

Para finalizar o ciclo de palestras, foi a vez do painel ‘O Papel da Governança e o Reflexo na Contabilidade’. Mediado pela contadora e integrante da Comissão de Sustentabilidade, Cristina Santos, os painelistas Thiago Crisol, Denise Holanda, Fernanda Catanio e Kellen Ribeiro pontuaram sobre transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa como base para os negócios. Com participação do público que enviaram diversas perguntas, os painelistas utilizaram exemplos para explanar e compartilhar conhecimento. “Todos devem estar envolvidos sócios, diretores e demais integrantes da organização. Só assim, será possível garantir que as ações das empresas estejam alinhadas com o interesse público”, pontuaram.

O Imersão ESG só foi possível graças ao apoio de instituições comprometidas com a promoção da sustentabilidade e boas práticas corporativas que nos apoiaram. Entre os parceiros estão: Estácio de Sá, Oba Hortifruti, Grant Thornton, Moore, Ipog, EBPós, Netspeed, Thomson Reuters, Alterdata e Tron.

Confira todas as fotos: clicando neste link aqui

Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues, Jornalista