CRCGO e Superintendência de Informações Fiscais da Secretaria de Economia do Estado de Goiás debatem pautas pertinentes à classe contábil

WhatsApp Image 2023-11-24 at 18.42.48-

Na tarde desta sexta-feira (24/11), na Superintendência de Informações Fiscais da Secretaria de Economia do Estado de Goiás, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), levou as demandas pertinentes à classe contábil.

Participaram da reunião representando o Conselho, a presidente Sucena Hummel, o vice-presidente Administrativo, Henrique Ricardo Batista, o coordenador adjunto da Comissão da Contabilidade Tributária, Fernando Witicovski. Em nome da Pasta, estiveram presentes o superintendente de Informações Fiscais, Luciano Pessoa, o coordenador do Cadastro Estadual, Daniel Melquisedeque de Souza, e o auditor fiscal da Receita Federal e integrante do Cadastro Estadual, Guilherme Souza Rodrigues.

Entre as pautas abordadas, a primeira foi o cadastro do contador no Sistema de Integração à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim). A Redesim é uma rede de sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios, tanto no âmbito da União como dos Estados e Municípios. Seu objetivo é permitir a padronização dos procedimentos, o aumento da transparência e a redução dos custos e dos prazos de abertura de empresas.

“O intuito é evitar burocracia em várias esferas, contudo muitos profissionais da contabilidade têm enfrentado problemas quanto a esta questão. É preciso que haja agilidade e rapidez para que os contadores não sofram penalidades por essa demora”, pontuou a presidente Sucena. O coordenador do Cadastro Estadual, afirmou que a inclusão e alteração de informações estão funcionando normalmente no que depende da Secretaria. “Estamos à disposição para auxiliar no que for preciso e dar as orientações necessárias aos contadores para auxiliá-los nesta demanda”, ressaltou.

Outra pauta levantada pelo CRCGO é referente a suspensão das Inscrições Estaduais. Essa medida de bloqueio é adotada pelos órgãos públicos fiscalizadores, especialmente pela Secretaria da Economia, quando são identificadas irregularidades no cadastro das empresas. O problema, segundo o coordenador adjunto da Comissão da Contabilidade Tributária, Fernando, é a morosidade e dificuldade para identificar o tipo de situação que a empresa está inserida.

“Pode surgir em diversos cenários, como a presunção de inatividade da empresa, ausência de localização do estabelecimento no endereço cadastrado ou até mesmo falhas no cumprimento de requisitos específicos, mas até que tenhamos acesso a essa informação, as atividades econômicas da empresa já estão temporariamente interrompidas, acarretando problemas como a impossibilidade de emitir notas fiscais ou adquirir mercadorias. Falta um acesso mais eficaz a esses dados, para que assim possamos resolver a questão”, explicou Witicovski.

Como sugestão, o superintendente Luciano Pessoa propôs a criação do Termo de Cooperação entre a Economia e o Conselho. “Nós ouvimos suas pautas e nos colocamos à disposição para resolver. Esse é o melhor caminho para seguirmos e melhorarmos a transmissão de dados. Assim teremos um instrumento hábil para facilitar essa troca e acesso às informações, facilitando e dando celeridade no trabalho nosso e dos contadores”, afirmou.

Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues