Representantes do CRCGO participam de workshop nacional sobre governança no Sistema CFC/CRCs
Representantes do CRCGO participam de workshop nacional sobre governança no Sistema CFC/CRCs
O vice-presidente de Controle Interno do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Gláucio Alves Pereira, e o superintendente da autarquia, Rafael Linhares, participaram, nesta quarta-feira (5), do Workshop Governança no Sistema CFC/CRCs: fortalecendo a confiança, a integridade e a geração de valor público, realizado na sede do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP). Promovido pela Escola de Governança e Gestão dos Conselhos de Contabilidade, o encontro reuniu representantes dos Conselhos Regionais de Contabilidade de todo o país para discutir práticas, desafios e perspectivas relacionados ao fortalecimento da governança no âmbito do Sistema CFC/CRCs.
A programação foi aberta pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim de Alencar Bezerra Filho, que ministrou a palestra “A Importância da Governança para o Fortalecimento do Sistema CFC/CRCs”. Ao longo do dia, especialistas conduziram debates sobre temas estratégicos voltados ao aprimoramento da gestão institucional.
Entre os assuntos abordados estiveram a gestão de riscos como instrumento de governança, o uso da inteligência artificial para apoiar processos decisórios e de controle, além de estratégias para transformar iniciativas em resultados sustentáveis para o Sistema CFC/CRCs. Também foi discutido o Acórdão nº 309/2026, do Tribunal de Contas da União (TCU), que apresenta reflexões sobre os principais achados, boas práticas e perspectivas para os sistemas de fiscalização profissional, reforçando a necessidade de alinhamento das entidades às melhores práticas de governança e controle.
Para o vice-presidente de Controle Interno do CRCGO, Gláucio Alves Pereira, a participação no workshop contribui para o fortalecimento da atuação institucional do Conselho. “A governança é um processo contínuo de aprimoramento. O intercâmbio de experiências entre os Conselhos Regionais permite conhecer soluções adotadas em diferentes realidades e identificar oportunidades para aperfeiçoar processos internos, sempre com foco na transparência, na gestão de riscos e na eficiência administrativa”, destacou.
O superintendente do CRCGO, Rafael Linhares, ressaltou que a discussão sobre governança está diretamente relacionada ao desenvolvimento institucional dos Conselhos. “Os temas apresentados reforçam a importância de estruturar processos cada vez mais consistentes, utilizando ferramentas de gestão e tecnologia para apoiar a tomada de decisões. Esses momentos de capacitação também favorecem o alinhamento entre os Regionais e contribuem para a evolução das práticas adotadas em todo o Sistema CFC/CRCs”, afirmou. O encontro também proporcionou espaço para a troca de experiências entre os Regionais, contribuindo para o fortalecimento da governança e da gestão pública no Sistema de Contabilidade brasileiro.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues




