<strong>Em palestra solidária em Itumbiara, CRCGO pauta atualizações no Imposto de Renda</strong>

WhatsApp Image 2023-03-02 at 08.49.24 (1)
Uncategorized

Uma das principais premissas do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) é o de promover aperfeiçoamento profissional e oportunidades aos contadores. Nesta quarta-feira (01/03), em Itumbiara, o Conselho levou à classe contábil do município e da região a palestra ‘Novidades do Imposto de Renda em 2023’. A iniciativa contou com o apoio da Associação Dos Contabilistas De Itumbiara e Região Sul de Goiás (Acirs).

Representando o CRCGO, os conselheiros José Gilmar Carvalho de Brito – palestrante da noite, Hosni Mendonça e o delegado, Nivalci Gonçalves Borges estiveram presentes. Representando a Acirs, a contadora Maria Aparecida. O vereador Rolissandro Santos também participou do encontro. Representando a Acirs, Presidente Maria Aparecida.  O evento foi realizado na sede do Centro Universitário UNA da cidade. Para participar da palestra gratuita, os profissionais precisaram realizar a doação de alimentos não perecíveis. A arrecadação resultou em mais de mais de 60 quilos de alimentícios que serão destinados à Associação das Famílias Vencedoras (Afave), situada na Rua Benjamin Constant, n° 753, Centro.

Novidades do Imposto de Renda

Conforme exposto aos mais de quarenta profissionais da contabilidade, José Gilmar destacou as principais novidades do Imposto de Renda neste ano. Entre elas, o prazo para entregar o tirbuto, que começa no próximo dia 15 de março e se estenderá até o dia 31 de maio, possibilitando inclusive a declaração pré-preenchida.

Uma das novidades deste ano é que o contribuinte poderá utilizar a declaração pré-preenchida já na abertura do período de entrega do documento, disponível tanto pelo Programa Gerador de Declaração (PGD), via computador, quanto pela solução Meu Imposto de Renda, on-line ou em aplicativo para iOS ou Android.

O conselheiro destacou ainda que outro ponto do IR 2023 é que o contribuinte que optar pelo modelo declaração pré-preenchida ou escolher receber a restituição via Pix que seja o CPF terá prioridade no recebimento do valor devido, após as já previstas em lei – contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos; contribuintes idosos com idade igual ou superior a 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave; contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes