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Em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade, CRCGO debate sobre futuro da contabilidade e segredo dos negócios

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Em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade, CRCGO debate sobre futuro da contabilidade e segredo dos negócios

Inteligência Artificial na contabilidade, como criar processo comercial para captar clientes ou ofertar novos serviços, como conquistar infinitos clientes utilizando Google e Youtube e como vender valor. Essa foi a abertura do evento em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade, celebrado neste dia 25 de abril. A solenidade foi realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO).

Durante a abertura, o vice-presidente Administrativo do CRCGO, Henrique Ricardo Batista, falou da satisfação em ver a casa do profissional da contabilidade tão cheia em um dia tão especial como hoje.”Valorizar este profissional é defender a sociedade. São eles, ou melhor, nós, que estamos envolvidos e ajudamos a transformar a vida de muitos negócios. Nós também contribuímos para impulsionar a economia do nosso país, com a gestão contábil de forma efetiva e atuamos como verdadeiros parceiros para o crescimento das empresas. Durante esta tarde, receberemos grandes nomes que vão nos auxiliar na busca do desenvolvimento desse conhecimento, passando por áreas variadas que contribuirão para sermos cada vez mais profissionais qualificados”, salientou.

O Conselho sempre destaca que o profissional da Contabilidade é indispensável e exerce um papel social e essencial ao atuar para o desenvolvimento socioeconômico do país, além de estar presente na promoção dos novos padrões mundiais que mensuram os impactos ambientais e de governança. Pensando nisso, o CRCGO convidou referências da área para explanar sobre temas da atualidade imprescindíveis para o profissional da contabilidade se destacar no mercado de trabalho.

Como conquistar infinitos clientes utilizando Google e Youtube

O palestrante, contador, youtuber, empresário contábil, Altair Alves iniciou a palestra questionando se o público realmente quer crescer e se estão dispostos a pagar o preço para isso. Após a reflexão, ele evidenciou o impacto do contador na sociedade e explicou como o crescimento pode ser gerado por meio da geração de conteúdo.

Segundo Altair, o profissional da contabilidade tem o papel de educador do empresário, portanto, é fundamental que andem lado a lado. “Pesquisas mostram que quase 50% das empresas fecham em 5 anos por falta de planejamento, de gestão e de mentalidade empreendedora. O contador pode ajudar em todas essas falhas. Então, o empresário precisa do contador para auxiliar nesse tripé que se repete a anos, nele nós temos a oportunidade única de sermos protagonistas e fazer a diferença”, afirmou.

Altair aproveitou a oportunidade para responder os questionamentos do início da palestra, apresentando de forma resumida os quatro pilares para produzir um conteúdo de sucesso. São eles o público alvo, que está mais ligado ao direcionamento do que a velocidade, é preciso responder perguntas e utilizar a plataforma correta, ou seja, começar por onde o cliente toma a decisão, além de ressaltar que o básico deve ser bem feito. “Temos que entender que a contabilidade é um serviço de necessidade, então tem busca. Precisamos diferenciar as plataformas de necessidade e de oportunidade e ter conhecimento sobre a importância de um ecossistema ‘nichado’ no mercado. Você pode atender todo mundo, mas não vai fazer isso com excelência, e esse atendimento diferenciado vai gerar valor para você”, declarou.

Ao final da palestra, o palestrante disponibilizou um treinamento gratuito para conquistar clientes virtualmente. Altair ainda respondeu a algumas perguntas em um breve bate-papo com o cerimonialista e também palestrante, Pedro Prince.

Inteligência Artificial na contabilidade

O contador, e tributarista consultivo, professor Edgar Madruga, trouxe a temática de Inteligência Artificial. Inicialmente, explicou o conceito de big data que, de acordo com ele, “é o poder de pegar milhões de informações e trazer para algo mais factível”. Segundo Madruga, o ser humano estruturou os dados como é o exemplo do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ao invés de utilizar o nome, porque os dados estruturais facilitam a unificação das pessoas.

O professor completa afirmando que o fisco é um dos principais utilizadores dos dados estruturais, uma vez que, para os contribuintes porque facilitam a malha e os cruzamentos.

Na ocasião, Edgar ainda explicou a fake news de que a inteligência artificial iria acabar com a profissão contábil. “A contabilidade é uma atividade consultiva, o contador tem que visitar os clientes diariamente e tem o objetivo de prospectar serviços. Assim, é impossível que um robô tome o lugar do profissional da contabilidade na sociedade”.

Entretanto, o palestrante ressaltou ainda que a contabilidade sofreu alterações ao longo dos anos, como é o caso da contabilidade do papel que se tornou digital. “Foi uma substituição lenta e gradual, em que foi necessária a adaptação dos profissionais e alguns já chegaram com o ambiente digital consolidado”, afirma.

Durante o bate-papo com Pedro Prince, ao final da palestra, Madruga deu um curso de presente para todos os participantes com certificado de 20h de participação. A conversa entre o mediador e o palestrante aconteceu de forma dinâmica, em que o próprio contador fazia as perguntas para a plateia e quem respondesse primeiro recebia um prêmio.

Como criar processo comercial para captar clientes ou ofertar novos serviços

O palestrante e conselheiro da Omie, Roberto Dias Duarte falou sobre como criar processo comercial para captar clientes ou ofertar novos serviços visualizando o futuro da contabilidade. Conforme os ensinamentos do contador, existem dois mandamentos fundamentais da venda, sendo eles conhecer o cliente e “ser São Francisco de Assis”, ou seja, dar e receber.
Roberto afirmou que cada empresa tem um momento e que é preciso saber a etapa em que determinado negócio está para agir. O questionamento que deve ser feito é “eu preciso vender?”, mas, antes de agir, é necessário descobrir indicadores, como receita mensal, margem operacional, lucratividade e inadimplência. Após o “diagnóstico”, como ele chamou, deve-se seguir o passo a passo, dentre eles conhecer o cliente, o que é vendido e como a oferta deve ser apresentada.

De acordo com o conselheiro da Omie, estratégia é saber o que e como fazer, para isso, é necessário conhecer o público alvo. Esse conhecimento é baseado em uma pirâmide, em que, no topo, está o inspiracional, que se refere ao propósito, social e esperança, seguido do pessoal, seguido do pessoal, que se deve zelar pelo networking, reputações, relações, empregabilidade e a saúde mental. Mais abaixo estão os negócios, relacionados a produtividade, conveniência e relacionamento e, por fim, o funcional, que é o financeiro, receitas, custos, qualidade, inovação e desempenho.

O bate-papo final foi interativo, em um momento de perguntas entre a plateia e o palestrante.

Aprenda a vender valor

O empresário, diretor de vendas e marketing e House of Leads, Pedro Prince, explicou a diferença entre valor e preço com a definição de que “valor é aquilo que você entrega e preço é o que você cobra”. Mas afinal, como vender valor? O palestrante afirmou que a empresa não deve ser commodity, ou seja, tudo que existe em grande quantidade, mas tem pouco valor.

Para ter valor é preciso: conectar, humanizar, atrair, valorizar e explorar. “As pessoas gostam de criar conexões, e está tudo interligado. Como humanizar uma situação? Mostrando que é gente de verdade. Como atrair? Sendo interessante, vocês têm que se interessar pelo outro, fazer perguntas. E por fim, é preciso explorar as alternativas para resolver a situação problema. O segredo é fazer mais perguntas do que falar”.

Além disso, Pedro ressaltou que o profissional precisa, a princípio, oferecer conveniência, tratamento personalizado, controle, opções, informações, rapidez e confiabilidade. Em segundo plano, receberá funcionalidade, recompensa, reconhecimento, aventura, suporte, ofertas especiais, segurança e serviço completo. Por fim, será gerado prestígio, escassez e exclusividade.

Para baixar as fotos, acesse o link: https://drive.google.com/drive/folders/1nl2MnGHZpiYuwL9S5HZzfWWQYrEG2fOB

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Maria Paula Borges e Thaillyne Rodrigues

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