Em Anápolis, Associação Comercial e Industrial reúne membros do CRCGO e Receita Federal para lançar Campanha do Imposto de Renda Solidário

WhatsApp-Image-2024-03-13-at-17.07.53-1

A Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA) em Anápolis promoveu um café da manhã para contadores. A convite da entidade, representantes do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) se reuniram, com foco no lançamento da Campanha do Imposto de Renda Solidário. Participaram a Sucena Hummel, os conselheiros Silvanete Bárbara e José Alvarenga, juntamente com a delegada, Walquiria Ribeiro Soares.

Autoridades estiveram presentes para prestigiar o evento e reforçar a importância das iniciativas promovidas pelo Fundo para Infância e Adolescência. Entre os presentes, estavam a a vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, Juracy Ribeiro; Juiz da Infância e da Juventude, Carlos Limongi Sterge; o delegado da Receita Federal, Sérgio Ferreira Nascimento; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Diretora de Proteção Social Básica, Flávia Fernanda Xavier; o diretor da Santa Casa de Misericórdia, Padre Clayton Bergamo, o Secretário Municipal de Integração, Márcia Jacinta Silva Sousa, entre outros representantes importantes da cidade

Por meio da destinação de parte da restituição do IRPF para os Fundos da Infância e Adolescência, do Idoso e outras instituições, os empresários e a população em geral têm a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de projetos e programas que beneficiam diretamente o público em situação de vulnerabilidade.

Durante o evento, a vice-presidente da ACIA ressaltou o papel da entidade, no sentido de conscientizar a população sobre o exercício da cidadania fiscal. “Quando nos damos as mãos, conseguimos fazer um mundo melhor. Somos terra fértil e com isso podemos fazer a diferença na vida das pessoas idosas, crianças e adolescente”, enalteceu Juracy Ribeiro.

A Destinação não tem custo!

A destinação no Imposto de Renda é uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais e culturais do país, estimulando a proteção dos mais vulneráveis. às crianças, adolescentes e idosos, além de fomentar atividades culturais, audiovisuais e desportivas. Para divulgar mais informações sobre a campanha “Eu Sou Cidadão Solidário”, o delegado do Órgão em Anápolis, Sérgio Nascimento explicou o passo a passo para os presentes. – Sobre a renda de cada cidadão incide um valor chamado de Imposto Devido. Em tese, conforme disse, o valor será pago pelo cidadão sob a forma de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) ou após a entrega da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física. “Cada cidadão pode escolher o destino de 6% do total do Imposto Devido sobre a sua renda para o fundo de sua preferência”, disse. Há duas opções para isso. A primeira é na própria declaração, de forma rápida e fácil. A segunda é doando um valor ao Fundo e lançar essa doação como uma dedução no próximo IRPF.

Contadores parceiros do Leão

A presidente do CRCGO celebrou o encontro e o papel fundamental da classe contábil na promoção crescimento das destinações no Estado e também à nível nacional dos demais apoiadores da causa. “Eu já torço para que Anápolis salte no ranking de municípios que mais destinam. Temos aqui um grande potencial de promovermos políticas públicas por meio da união em prol daqueles que mais precisam”, vibrou, complementando que o Conselho, por meio dos contadores, junto à Receita, Ministério Público, movimenta o ciclo de doações.

Em 2023, os municípios que mais destinaram foram: Rio Verde (R$ 2.153,738,39); Goiânia (R$ 1.728,039,95); Silvânia (1.167.233,37); Santa Helena de Goiás (R$ 1.050.972,12); Mineiros (763.396,28); Goiatuba (R$ 567.655,52); Vianópolis (R$ 565.273,98); Caldas Novas (R$ 531.565,83); Aparecida de Goiânia (R$ 425.222,65); Anápolis (472.284,01) eMorrinhos (R$ 377.978,25);

Destinações que transformam
O Hospital Santa Casa Anápolis (SCA) é um hospital geral, mantido pela Fundação de Assistência Social de Anápolis (FASA), que há 75 anos se dedica à prestação de serviços de assistência à saúde para a população do Estado de Goiás. Evidenciando a trajetória histórica, o Padre Clayton Bergamo disse aos presentes que as destinações foram cruciais para a entidade filantrópica. “A gente não sabe o bem que faz quando se faz o bem. Nunca imaginaria que estaríamos hoje em um evento específico de alcance relevante, tratando das destinações, que beneficia não só a nossa instituição, mas todas as outras que estão passíveis de receber recursos da sociedade. Isso tomou um corpo muito bonito!”, salientou.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes