Edição Centro-Oeste do Seminário Reforma Tributária pelo Brasil reúne lideranças contábeis e Receita Federal no CRCGO para debater mudanças no sistema tributário
Edição Centro-Oeste do Seminário Reforma Tributária pelo Brasil reúne lideranças contábeis e Receita Federal no CRCGO para debater mudanças no sistema tributário
Nesta terça-feira, 12 de agosto, a sede do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), em Goiânia, recebeu a edição Centro-Oeste do Seminário Reforma Tributária pelo Brasil. A iniciativa reuniu especialistas e representantes das entidades contábeis para discutir os impactos e estratégias de adaptação diante do novo cenário tributário brasileiro.
O evento foi uma realização conjunta do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Goiás (Sescon-GO), do Sescon do Distrito Federal (Sescon-DF), do Sescon do Sudoeste Goiano (Sescon-SG), da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do CRCGO.
A cerimônia de abertura contou com a presença da presidente do CRCGO, Sucena Hummel; do presidente do CRCDF, Darlan Cunha; do presidente do Sescon-Goiás, Edson Cândido Pinto; do presidente da Fenacon, Daniel Côelho; do delegado da Receita Federal em Goiânia, Djalma Lustosa; e do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas no Estado de Goiás (Sindiaçougue-GO), Silvio Yassunaga, que representou, na ocasião, o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi. As autoridades destacaram a importância de um debate técnico e qualificado para a compreensão e aplicação das novas diretrizes tributárias no país.
Em sua fala de abertura, representando também o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sucena destacou que, a cada edição do seminário, novos participantes têm comparecido, evidenciando que o Regional vem alcançando diferentes municípios. “Precisamos entender profundamente a Reforma. Desde 2019, as entidades têm dialogado diariamente com o Congresso, acelerando e intensificando os trabalhos. Conseguimos inserir diversas contribuições e conquistar a alíquota diferenciada para os contadores. Essa é uma conquista coletiva, fruto da parceria com a Fenacon e o CFC, atuando diretamente na legislação. Este é o momento de vocês, contadores, serem protagonistas deste novo cenário tributário. Vamos transformar desafios em oportunidades.”
Por sua vez, Yassunaga reiterou: “A Fecomércio está totalmente engajada no debate sobre a reforma tributária, participando ativamente das discussões e acompanhando de perto os impactos para o setor produtivo. Nosso compromisso é contribuir para que as mudanças tragam mais simplicidade, transparência e segurança jurídica para os empresários. Parabenizo a todos pela organização e desejo um excelente evento, que certamente será um espaço rico para troca de conhecimento e fortalecimento da classe.”, enfatizou o representante da Federação.
O presidente do Sescon-Goiás destacou em seu pronunciamento: “A reforma vem sendo discutida há anos e, agora, em sua fase de implementação, ainda há uma parcela significativa da sociedade que não compreende seu alcance. Nós, contadores, que estamos próximos do pequeno empresário, precisamos aproveitar este momento para oferecer orientação qualificada. Aproveitem a presença dos palestrantes nacionais e absorvam o máximo de conhecimento. Que todos possamos sair daqui mais preparados.”, disse.
Pelo Distrito Federal, Darlan Cunha evidenciou a atuação dos contadores. “Nossas instituições possuem enorme potencial e temos profissionais dispostos a se aprofundar no conhecimento técnico. As inscrições se esgotaram rapidamente, o que demonstra o interesse e o compromisso da classe. Precisamos caminhar juntos com as entidades parceiras para fortalecer a educação continuada. Capacitados, estaremos aptos a orientar nossos clientes, gerar negócios e agregar valor à sociedade. O trabalho do profissional da contabilidade é essencial.”
Já o Delegado da Receita Federal em Goiânia falou sobre a caminhada conjunta entre o Fisco e a classe contábil. “Para muitos, a reforma ainda é novidade. Os contadores são o elo entre o Fisco e o contribuinte. Este é um assunto que, ao mesmo tempo, desafia e seleciona os profissionais. É uma oportunidade única para se aprofundar e se posicionar. Estejam imersos neste tema.”, enfatizou.
Sendo um dos idealizadores do projeto, o presidente da Fenacon, Daniel Coêlho, comemorou a presença expressiva do público no auditório. “Agradeço a parceria de todas as entidades envolvidas. Esta já é a terceira edição do Seminário, levando conhecimento e atualização para profissionais de todo o país. Vocês, contadores, são a ponta de lança e precisam estar próximos dos empresários neste momento de grande transformação no sistema tributário. A Fenacon está lançando um novo programa nacional e reforça o convite para a participação na Conescap. Vamos seguir juntos, fortalecendo nossa categoria e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil.”, salientou.
Presenças
Estiveram presentes diversos representantes do CRCGO, entre eles: o vice-presidente de Administração e Planejamento, Henrique Ricardo Batista; o vice-presidente de Registro, Otávio Martins Júnior; os conselheiros Fernando Witicoviski – também coodenador da Comissão de Contabilidade Tributária, Rogger Said, Isac Silva e Fabian Leite; os representantes do CRCGO em Aparecida de Goiânia, Gilvanor Alves, e em Trindade, José Maria; além do integrante da Comissão de Contabilidade Tributária, Marcos Nunes. O evento também contou com a participação do ex-conselheiro do CRCGO, Wagner Felipe e de outras autoridades da área contábil.
Pela Fenacon, o vice-presidente Institucional, Reynaldo Lima Júnior; o diretor de Políticas Estratégicas e Legislativas, Diogo Ferri Chamun e o diretor de Comunicação, Sidenilso Filgueira dos Santos também marcaram presença no evento.
Acesse a galeria de fotos, clique aqui.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes