Blog

Economia prorroga obrigatoriedade de informação do código de benefício fiscal na nota

WhatsApp Image 2023-01-10 at 17.01.06
Noticias

Prevista para ser obrigatória em janeiro, a vigência da Tabela de Códigos de Benefícios Fiscais (cBenef) foi adiada para março de 2023. A mudança é para as empresas que gozem de qualquer benefício fiscal de ICMS e emitem Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ou Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e). De acordo com o gerente de Informações Econômico-Fiscais (Gief), Luciano Pessoa, o decreto que formalizará o adiamento está previsto para ser publicado em janeiro.

Com a mudança os contribuintes terão mais tempo para se prepararem. Tendo em vista que praticamente todas as empresas contam com algum tipo de benefício fiscal, a Secretaria da Economia já está executando o procedimento para que todas possam se adaptar a tempo. A “Tabela de Códigos de Benefícios Fiscais”, estabelecida pela Instrução Normativa 1.518/22-GSE, está disponível no site da Economia.

“Quem quiser informar o código de benefício fiscal já pode informar, não tem problema. Está funcionando perfeitamente. É importante aderir antes para que em março esteja em pleno funcionamento”, frisou o coordenador de notas fiscais da Gief, Antônio Godoi. Após o período de testes, em janeiro e fevereiro, a partir de 1º de março de 2023 as empresas do Estado de Goiás que forem emitir as notas estão obrigadas a preencher o campo cBenef com o respectivo código.

Para acessar, basta entrar no site da Economia e, em seguida, clicar em “Documentos Fiscais” no campo esquerdo do site. Na sequência, clicar no banner “Códigos de Benefícios Fiscais”.

Sanções:

A inobservância da exigência do preenchimento do código cBenef, a partir de 1º de março, acarretará ao contribuinte fiscalização e a penalidades. É preciso estar atento à forma de preenchimento e garantir que o código utilizado esteja de acordo com a legislação para que não ocorra rejeição das notas fiscais em decorrência do preenchimento equivocado.

Caso o campo não seja preenchido, haverá a rejeição da nota e a empresa ficará impedida de emitir o documento fiscal. Os benefícios fiscais são: Não Incidência (incluindo Imunidade), Isenção e Redução de Base de Cálculo.

Saiba Mais: O Código de Benefício Fiscal é uma sequência de letras e números, iniciados pela sigla da UF em questão, que tem por objetivo identificar em qual grupo de Benefício Fiscal aquele item se enquadra. Eles devem ser utilizados de acordo com o CST (Código de Situação Tributária) correspondente.

Com informações da comunicação Setorial – Economia

Comments (12)

1. Alberta

Wow, amazing weblog format! How long have you ever been blogging
    for? you make blogging look easy. The total look of your site is fantastic, as neatly
    as the content material! You can see similar here najlepszy sklep

2. Gracie

You actually make it seem so easy with your presentation but I find this matter
    to be actually something which I think I would never understand.

It seems too complex and very broad for me. I’m looking forward for your next post, I will try to get the hang of it!

I saw similar here: Sklep

3. Rueben

I’m really enjoying the theme/design of your site.

Do you ever run into any browser compatibility issues?

A few of my blog audience have complained about my site not working correctly in Explorer but looks great in Safari.
    Do you have any solutions to help fix this problem?
    I saw similar here: Sklep internetowy

4. Debbie

I was recommended this blog by my cousin. I am not sure whether this post is written by him as nobody else know
    such detailed about my difficulty. You’re wonderful! Thanks!
    I saw similar here: Sklep

5. Ofelia

Hello! Do you know if they make any plugins to help
    with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog to
    rank for some targeted keywords but I’m not seeing
    very good gains. If you know of any please share.
    Cheers! You can read similar text here: E-commerce

6. Alysa

Hey there! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine Optimization? I’m trying
    to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.
    If you know of any please share. Many thanks!
    You can read similar article here: Ecommerce

7. Aleisha

Howdy! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results.
    If you know of any please share. Kudos! You can read
    similar article here: Dobry sklep

8. Wallace

Good day! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords
    but I’m not seeing very good success. If you know of any please share.
    Cheers! You can read similar art here: E-commerce

9. Verena

Hey! Do you know if they make any plugins to help with SEO?

I’m trying to get my website to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.
    If you know of any please share. Appreciate
    it! You can read similar art here: GSA Verified List

10. Kathaleen

Hello there! Do you know if they make any plugins to help with
    SEO? I’m trying to get my site to rank for some targeted
    keywords but I’m not seeing very good success.

If you know of any please share. Cheers! I saw similar art here:
    Backlink Portfolio

11. Stefani Mateen

this website is Devised with a clean and elegant layout, making navigation clear and Straightforward.

12. Elna Colaiacovo

Essas informações me surpreenderam muito, obrigado por compartilhar!

Leave your thought here

Precisa de ajuda ?