Atendendo ao pleito do CRCGO, Secretaria de Economia disponibiliza consulta de NF-e para Pessoa Física

notafiscalpfsite

Consulta de NF-e no padrão XML atende a pedido do Conselho Regional de Contabilidade para desburocratizar a consulta para os clientes pessoa física

Com a chegada do período de declaração do Imposto de Renda, os contabilistas e produtores rurais terão uma nova facilidade, a consulta de Nota Fiscal eletrônica (NF-e)  para  Pessoa Física. A funcionalidade está disponível no site da Secretaria da Economia, precisando do certificado digital para realizar a consulta.

“Essa ferramenta é fruto da parceria com os contabilistas nesta gestão. Assim, todo contribuinte Pessoa Física como, por exemplo, os produtores rurais se beneficiam com essa medida de desburocratização”, assinalou a secretária da Economia, Cristiane Schmidt.

De acordo com o gerente de Informações Econômico-Fiscais (Gief), Luciano Pessoa, atualmente, 300 mil contribuintes estão cadastrados como Pessoa Física para emissão de Nota Fiscal eletrônica (NF-e). “A disponibilização da consulta de NF-e no padrão XML para pessoa física é uma novidade para facilitar a vida do contribuinte, antes o serviço online só servia para pessoa jurídica”, disse Luciano.

Como acessar
Primeiramente o contribuinte precisa ter o Certificado Digital. Depois, basta acessar o site da Secretaria da Economia, no menu lateral esquerdo,  e clicar na opção “Documentos Fiscais”. Em seguida,  no menu lateral direito abaixo do campo “Consultas e Serviços com uso de Certificado Digital” clicar na linha Arquivo XML dos Documentos Fiscais”

Clique aqui, para acessar: https://www.economia.go.gov.br/receita-estadual/documentos-fiscais.html

A medida atende ao pedido da Comissão Temática de Contabilidade do Agronegócio do Conselho de Contabilidade de Goiás (CRC) feito para a Secretária Cristiane Schmidt no início do ano. A solução foi desenvolvida pela superintendência de Informações Econômico-Fiscais em parceria com a de Tecnologia da Informação da Secretaria da Economia.

Fonte: Comunicação Setorial – Economia Goiás