CRCGO reforça importância da destinação solidária do Imposto de Renda durante 5ª edição da temporada 2024 dos Encontros Regionais do TCMGO
CRCGO reforça importância da destinação solidária do Imposto de Renda durante 5ª edição da temporada 2024 dos Encontros Regionais do TCMGO
Reforçando a parceria entre o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) e o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), a entidade prestigiou a 5ª edição da temporada 2024 dos Encontros Regionais do TCMGO. Com o tema: “Finalização de Mandato: Vedações e Responsabilidades dos Agentes Políticos”, dessa vez o encontro ocorreu em Pires do Rio, município sede da 6ª Região. O evento, realizado no Paço Municipal, nesta quinta-feira, 16, contou com a participação de prefeitos, vereadores, secretários, gestores municipais, contadores e demais autoridades, lideranças locais e cidadãos interessados nos assuntos propostos.
O CRCGO esteve presente em todas as edições, ressaltando sobre a importância da destinação do Imposto de Renda. O vice-presidente de Ética, Disciplina e Fiscalização, Francisco De Assis de Lima, representando a entidade, pontuou o passo a passo de como realizar a destinação na hora da declaração, destacando que o prazo está prestes a encerrar [31/05]. Ele também apresentou o potencial de arrecadação que Pires do Rio e os municípios vizinhos possuem. Cabe ressaltar que a iniciativa não possui custo para o contribuinte e o valor destinado vai direto para os Fundos e Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa, sendo limitado a 6% do imposto retido, sendo até 3% para cada.
A destinação permite captar recursos para projetos que promovem a transformação social e ajudam pessoas em situação de vulnerabilidade. Por meio dessa parceria com o TCM, durante os Encontros Regionais, o CRCGO pôde disseminar ainda mais sobre essa possibilidade de destinar parte do imposto de renda, uma ação sem ônus e tão importante que visa unicamente a ajudar aqueles em situações de vulnerabilidade.
O Encontro também contou com as palestras: ‘Primeira Infância’, com o deputado federal Zacharias Calil, coordenador da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância no Congresso Nacional; ‘Gestão Fiscal no Último Ano de Mandato’, com o auditor de Controle Externo, José Carlos Lucindo; ‘Monitoramento das Despesas com Pessoal no Último Ano de Mandato’, com o auditor de Controle Externo, Davi de Castro; ‘Equilíbrio Financeiro e Atuarial do RPPS’, com o presidente da AGOPREV, Djovini de Oliveira; ‘Controle de Obras e Serviços de Engenharia’, com a auditora de Controle Externo, Helen Capucho.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues