Comitiva do CRCGO participa do lançamento da Agenda Legislativa do Sistema Contábil Brasileiro no Congresso Nacional
Comitiva do CRCGO participa do lançamento da Agenda Legislativa do Sistema Contábil Brasileiro no Congresso Nacional
A comitiva do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) participou, nesta quarta-feira (15/05), do lançamento da Agenda Legislativa do Sistema Contábil Brasileiro. O evento, realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, foi promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), pela Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon) e pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon)
A presidente do CRCGO, Sucena Hummel, vice-Presidente de administração e planejamento Henrique Ricardo Batista, as conselheiras, Shirlei de Castro e Luciana Rodrigues; o presidente do Sescon-Goiás, Edson Cândido Pinto e o vice-Presidente da Fenacon – Região Centro-Oeste, José Antônio Shimit estiveram presentes no evento.
A Agenda Legislativa é um instrumento fundamental para promover o diálogo entre os profissionais da contabilidade e o Poder Legislativo, com o objetivo de propor e acompanhar a criação de normas e leis que impactam diretamente o setor contábil do país. O lançamento da Agenda representa um marco histórico para a classe contábil, consolidando o compromisso das entidades envolvidas com o aprimoramento e o fortalecimento do ambiente regulatório contábil no Brasil.
Durante o evento, Sucena Hummel ressaltou a importância da participação da classe contábil na discussão da reforma tributária brasileira. “É fundamental que os profissionais da contabilidade sejam protagonistas nesse debate e contribuam para a construção de um sistema tributário mais justo e eficiente”, afirmou a presidente do CRCGO.
O presidente do CFC, Aécio Dantas, lembrou ao público que, em junho de 2023, no mesmo local, as três entidades lançaram a Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira. O contador ressaltou que a Agenda Legislativa será o combustível para as atividades da Frente. O líder do CFC ainda ressaltou que a Agenda contempla toda a sociedade. “Esta data de hoje é muito importante porque a Agenda Legislativa representa exatamente os insumos que essa Frente Parlamentar necessita para poder realizar o trabalho de evolução da profissão contábil e de proteção da sociedade”, pontuou.
O presidente da Fenacon, Daniel Coêlho, iniciou as suas palavras relembrando o Estado do Rio Grande do Sul. O contador agradeceu a ajuda que todo o Sistema Contábil brasileiro tem direcionado ao estado. O profissional da Contabilidade ainda ressaltou o trabalho integrado das entidades e ressaltou a essencialidade dos assessoramentos da classe contábil em relação às lideranças brasileiras. “Construímos essa Agenda para, justamente, acompanharmos e, principalmente, para todos virarmos seus assessores. Estamos aqui para ajudar a sociedade empresarial a crescer nesse país, a evoluir e, obviamente, buscar a diminuição da carga tributária e da burocracia”, falou.
Dando continuidade, o presidente do Ibracon, Sebastian Soares, solicitou um minuto de silêncio pelas vítimas do Rio Grande do Sul antes de iniciar o seu discurso. Em seguida, o auditor destacou a relevância da Agenda e da atividade contábil para o país. “O lançamento desta Agenda Legislativa do Sistema Contábil Brasileiro é de grande importância, não apenas para nossa profissão, mas para todo o Brasil. Afinal, a contabilidade, em suas distintas vertentes, desempenha um papel essencial na sustentação da governança e confiabilidade do mercado financeiro e entidades públicas em todas as esferas. As práticas contábeis rigorosas e transparentes são indispensáveis para assegurar a integridade e clareza das informações financeiras, elementos vitais para o funcionamento eficaz dos mercados e a atração de investimentos”, afirmou.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes, com informações do CFC