CRCGO reforça importância da destinação solidária do Imposto de Renda durante 5ª edição da temporada 2024 dos Encontros Regionais do TCMGO

WhatsApp Image 2024-05-16 at 14.11.03 -

Reforçando a parceria entre o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) e o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), a entidade prestigiou a 5ª edição da temporada 2024 dos Encontros Regionais do TCMGO. Com o tema: “Finalização de Mandato: Vedações e Responsabilidades dos Agentes Políticos”, dessa vez o encontro ocorreu em Pires do Rio, município sede da 6ª Região. O evento, realizado no Paço Municipal, nesta quinta-feira, 16, contou com a participação de prefeitos, vereadores, secretários, gestores municipais, contadores e demais autoridades, lideranças locais e cidadãos interessados nos assuntos propostos.

O CRCGO esteve presente em todas as edições, ressaltando sobre a importância da destinação do Imposto de Renda. O vice-presidente de Ética, Disciplina e Fiscalização, Francisco De Assis de Lima, representando a entidade, pontuou o passo a passo de como realizar a destinação na hora da declaração, destacando que o prazo está prestes a encerrar [31/05]. Ele também apresentou o potencial de arrecadação que Pires do Rio e os municípios vizinhos possuem. Cabe ressaltar que a iniciativa não possui custo para o contribuinte e o valor destinado vai direto para os Fundos e Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa, sendo limitado a 6% do imposto retido, sendo até 3% para cada.

A destinação permite captar recursos para projetos que promovem a transformação social e ajudam pessoas em situação de vulnerabilidade. Por meio dessa parceria com o TCM, durante os Encontros Regionais, o CRCGO pôde disseminar ainda mais sobre essa possibilidade de destinar parte do imposto de renda, uma ação sem ônus e tão importante que visa unicamente a ajudar aqueles em situações de vulnerabilidade.

O Encontro também contou com as palestras: ‘Primeira Infância’, com o deputado federal Zacharias Calil, coordenador da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância no Congresso Nacional; ‘Gestão Fiscal no Último Ano de Mandato’, com o auditor de Controle Externo, José Carlos Lucindo; ‘Monitoramento das Despesas com Pessoal no Último Ano de Mandato’, com o auditor de Controle Externo, Davi de Castro; ‘Equilíbrio Financeiro e Atuarial do RPPS’, com o presidente da AGOPREV, Djovini de Oliveira; ‘Controle de Obras e Serviços de Engenharia’, com a auditora de Controle Externo, Helen Capucho.

Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues