CRCGO promove minicurso sobre PIS e COFINS no âmbito de novidades, riscos e oportunidades

WhatsApp Image 2023-06-02 at 12.03.38

Na manhã desta sexta-feira (02/06), o professor e diretor na BSSP Centro Educacional, Fabio Rodrigues, esteve na sede do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), para ministrar o minicurso “PIS e COFINS – Novidades, Riscos e Oportunidades”. O vice-presidente Administrativo do regional, Henrique Ricardo Batista, ficou responsável pela abertura do evento.

Na abertura, Henrique falou sobre a dificuldade do tema para os contadores. “Estas contribuições que o CRC Goiás está nos dando é muito importante para sanar de uma vez por todas as nossas dúvidas sobre esses impostos que são tão complicados”, afirma.

Durante a palestra, Fabio falou sobre a não cumulatividade e créditos, a Instrução Normativa 2121/2022 e a MP 1159/2023 e exclusão do ICMS. Segundo o professor, o Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS) estão entre os tributos mais onerosos para as empresas. “Aqui estamos lidando com impostos em que quase 20% da arrecadação é da Receita Federal e com uma legislação complexa e instável, por isso as vezes pode se tornar complicada”, explicou.

Na ocasião, estiveram presentes diversos profissionais da contabilidade e estudantes de Ciências Contábeis. Dentre os profissionais, estiveram os vice-presidentes Administrativo e de Fiscalização do CRCGO, Henrique Ricardo Batista e Otávio Martins, respectivamente; e o tributarista consultivo e professor, Edgar Madruga.

Comunicação CRCGO, Maria Paula Borges