Blog

CRCGO prestigia solenidade de posse do ex-presidente do CRCBA, Adeildo Osório de Oliveira, como acadêmico e patrono na Abracicon

WhatsApp-Image-2023-07-28-at-13.31.05-1
Destaques / Noticias

CRCGO prestigia solenidade de posse do ex-presidente do CRCBA, Adeildo Osório de Oliveira, como acadêmico e patrono na Abracicon

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel prestigiou a solenidade de posse do ex-presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA) e ex-vice-presidente de Controle Interno do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Adeildo Osório de Oliveira, que tomou posse da cátedra 87, como acadêmico e patrono, na Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon). A cerimônia aconteceu na última quarta-feira (26), em Salvador/BA. A atividade contou com a presença do presidente do CFC, Aécio Dantas; do ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, do ex-presidente do CRCGO e presidente do Sescon-Goiás, Edson Cândido Pinto, além de outras autoridades, acadêmicos e representantes do Sistema CFC/CRCs e de entidades da classe contábil.

Com 40 anos de experiência profissional, um longo currículo no mercado, na atividade classista e na academia e uma vida dedicada à Contabilidade, Adeildo Osório foi homenageado pelos presentes. A presidente da Abracicon e ex-presidente do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, durante a solenidade, realizou a aposição da indumentária ao homenageado e a entrega de certificado. Em seguida, fez a leitura da Declaração de Posse e deu as boas-vindas ao homenageado e desejou sucesso ao contador.

Dando continuidade no evento, o contador fez o juramento e o discurso de posse, no qual homenageou os profissionais que foram importantes para ele ao longo de sua carreira, como os ex-presidentes do CFC, José Martonio Alves Coelho e Maria Clara Bugarim.

Na ocasião, o presidente do CRCBA, André Luis Barbosa, destacou a gratidão pelo legado de Adeildo Osório e a relevância da academia e da produção científica para a profissão. Barbosa ainda ressaltou a responsabilidade da academia para os avanços da profissão. “Cabe à academia, de um modo geral, tanto as universidades, quanto a Academia Brasileira de Contabilidade, a baiana e também dos outros estados trabalharem com produção para que possamos conseguir contribuir com a transformação de todo esse processo porque a ciência não acaba, mas a gente consegue com a Contabilidade se adaptar e trazer novos rumos e caminhos que, com certeza, vão agregar para que possamos ter uma profissão mais qualificada e forte”, destacou.

O presidente do CFC, Aécio Dantas, reconheceu e parabenizou o homenageado por sua extensa carreira dedicada às Ciências Contábeis e à atividade de classe. O contador também pontuou a importância da integração entre a academia e o mercado para o crescimento do Brasil.

Presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade do país participam de Seminário de Governança Estratégica

Na última quinta-feira (27), os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade do país, se reuniram para participar do Seminário de Governança Estratégica para presidentes do Sistema CFC/CRCs, realizado em Salvador (BA). O encontro iniciou com o painel “Reforma Tributária mitos e realidade”, que contou com a participação do professor doutor de Direito Tributário da Universidade da Bahia (UFBA) Harrisson Leite, do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE), Fellipe Guerra e do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem. O debate teve a moderação do presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA), André Luis Barbosa dos Santos.

Durante a mesa redonda, Fellipe Guerra, promoveu uma cronologia das discussões sobre a  Reforma Tributária no Brasil, destacando que o assunto não é novidade no Congresso Nacional, mas ressaltou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 45/2019), aprovada no dia 7 de julho, na Câmara dos Deputados, não possui tempo suficiente, durante a sua tramitação, para que lideranças, como da classe contábil, pudessem participar efetivamente das discussões. No entanto, Guerra, assim como o CRCGO, considera que a Reforma Tributária é necessária para o País, mas existem pontos que precisam ser melhorados.

Na sequência, foi a vez dos presidentes debaterem sobre o projeto de Transformação Digital para o Sistema CFC/CRCs. Na ocasião, O vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim de Alencar Bezerra Filho, apresentou a proposta que tem como objetivo preparar o CFC e os CRCs para a evolução digital dos serviços que consiste no aprimoramento da infraestrutura em nuvem, modernização e desenvolvimento da segurança de dados, além do fortalecimento das estruturas digitais. Durante a apresentação, ele ainda explicou que o projeto está dividido em três vertentes: economizar recursos, otimizar o tempo de trabalho e fomentar a integração pessoal. Entre as novidades, Joaquim Bezerra apresentou o projeto CRCs Cloud, que pretende criar um ambiente para os CRCs em um datacenter único do CFC. “Dessa forma, teremos a unificação dos dados dos Conselhos, bem como a otimização financeira, já que a proposta pretende reduzir os custos”.

“Estamos vivendo uma fase na qual não basta automatizar e acelerar os serviços. Mais do que isso, é necessário uma transformação digital, cujo processo é bem mais profundo, atravessando a própria cultura organizacional e a mente de cada um”, ressaltou Sucena Hummel, elogiando a necessidade de debater esse tema tão relevante para a classe contábil e para toda a sociedade. “O  CFC está de parabéns por promover encontros como esse que tratam de assuntos que se fazem cada vez mais necessários”, pontuou Huummel.

Por fim, foi a vez do Seminário de Governança Estratégica do Sistema CFC/CRCs, que trouxe a palestrante Ana Paula Oliveira, sócia-diretora da Tyno Consultoria, para falar de um dos temas mais importantes no momento para o desenvolvimento da classe contábil: “A implementação ESG nas empresas contábeis”.

 A especialista em sustentabilidade iniciou o painel explicando o significado dos conceitos da sigla ESG (Environment, Social, Governance) e exemplificou como as empresas podem aderir iniciativas para o cumprimento das metas nas áreas de governança, ambiental e social. Segundo ela, o primeiro passo está na realização de uma matriz de materialidade, no ingresso no Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e na implementação de ações de governança nas empresas e instituições do âmbito público e privado.

11ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos

Ainda em sua viagem à Bahia, a presidente Sucena participa da 11ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos, que acontece nesta sexta-feira (28/7). O seminário faz parte de uma série de eventos realizados em prol da disseminação do conhecimento e capacitação técnica sobre governança. 

Durante a programação, os participantes puderam acompanhar a palestra magna proferida pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da Rede Governança Brasil (RGB), Augusto Nardes, que tratou do tema “Governança Pública Municipal: Transformando sua Administração”. Na ocasião, também foi lançado o Programa Nacional de Governança Pública (Pronagov), além de apresentações de palestras sobre auditoria interna e mecanismos da governança, e cases de sucessos de prefeitos e um painel sobre a Nova Lei de Licitações. O encontro segue até às 17h, desta sexta-feira.

O seminário é organizado pelo CFC, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA), a Rede Governança Brasil (RGB) e o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP). O seminário tem o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues com informações da Comunicação CFC

Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?