CRCGO participa de evento em prol das destinações do Imposto de Renda em Senador Canedo

Na tarde desta quarta-feira (07/12), o vice-presidente administrativo do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Henrique Ricardo Batista, ministrou a palestra ‘Destinação que as empresas têm como opção sobre o lucro real para Fundos Municipais’. O tema é referente às destinações de até 1% que as empresas do lucro real podem realizar para os Fundos Municipais da Criança, Adolescente e Idoso até 30 de dezembro. O encontro aconteceu na sede da Associação Pestalozzi, em Senador Canedo.

Com o objetivo orientar, divulgar e incentivar sobre procedimentos para a destinação do imposto de renda, por ocasião da declaração de ajuste anual, o encontro teve ainda a finalidade de acrescer as empresas, contadores parceiros e amigos da criança, adolescente e da pessoa idosa. O intuito é que o município seja referência na captação de recursos para iniciativas sociais, que beneficiem a população que usa os serviços das entidades filantrópicas.

Um exemplo dos benefícios das doações em Senador Canedo é que o Fundo Municipal dos Direitos dos Idosos (FUMDI) já recebeu em torno de R$ 290 mil reais, entre destinações de pessoas físicas e jurídicas. Este montante está dividido entre dois projetos filantrópicos – a execução do ‘Prevenindo a cegueira em Goiás’, em parceria com a Fundação Banco de Olhos de Goiás, e ‘Centro Dia Idoso’, ainda em fase de implantação no município.

Durante a palestra, Henrique Ricardo enfatizou que os profissionais da contabilidade são responsáveis pelo incentivo aos empresários. “Nosso trabalho é gigantesco durante as destinações. O CRCGO tem proferido diversas palestras e segue dialogando com prefeituras, empresas, frentes parlamentares para que as ações frente às destinações e doações aconteçam de forma massificada e por divulgações oficiais dos órgãos, visando um maior alcance e confiabilidade das pessoas físicas e jurídicas”.

Já o Auditor Fiscal da Receita Federal, Humberto Matsuda, ministrou sobre a ‘Destinação do Imposto de Renda é uma forma legal e segura de ajudar projetos sociais’. O tema, conforme explicou “As doações podem torna-se realidade. São projetos sociais que são concluídos graças a boa vontade dos contribuintes e empresas. A doação é para quem faz direto, dentro do período da declaração de ajuste anual no imposto de renda devido. De uns anos para cá, foi permitido as destinações diretamente na declaração do IR”, explicou Matsuda.

Estiveram presentes, representando o Prefeito Fernando Pellozo, a Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, primeira-dama Simone Assis de Oliveira, a vice-presidente da Associação Pestalozzi, Ana Paula Pedroso, o Secretario do Estado de Desenvolvimento Social de Goiás (SEDS), Tássio Hahif Silveira, Representando o Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Hélio Fogaça, entre demais representantes do CMDCA.

Ainda na ocasião, foi proferida a entrega dos troféus ‘Amigo da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa’ para contadores, empresários, secretários, conselheiros do CMDCA que fizeram parte das mobilizações frente às destinações durante o ano de 2022.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes, jornalista

Leave your thought here