CRCGO esclarece dúvidas sobre o Imposto de Renda Solidário para empresários de Senador Canedo

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, Sucena Hummel, juntamente com representantes do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente e o da Pessoa Idosa de Senador Canedo (CMDCA e COMDI), participaram de uma reunião com membros e associados da Associação das Empresas de Senador Canedo (AESC), para apresentar e esclarecer dúvidas sobre a destinação do Imposto de Renda. O encontro ocorreu na sede da AESC, na tarde desta quinta-feira, 13.

A iniciativa da reunião, foi uma solicitação da primeira-dama de Senador Canedo e titular da Secretaria de Assistência Social do Município, Simone Assis. O intuito é divulgar e fazer com que cada vez mais a sociedade conheça a possibilidade de fazer a destinação. “Temos no município os nossos conselhos que são muito estruturados e bem organizados. Tanto o CMDCA quanto COMDI estão abertos para receber a destinação”, afirmou.

Sucena Hummel agradeceu o convite e afirmou que o CRCGO exerce um papel fundamental na divulgação esclarecimentos sobre a destinação para os fundos, que são fiscalizados e tem essa verba monitorada.

“Identificamos que o que falta para as pessoas destinarem é informação. Então, temos disponibilizado o nosso tempo, inclusive, nós temos uma comissão que trata sobre isso, e temos um grupo de trabalho junto com a Receita Federal e o Ministério Público. O CRCGO tem feito esse trabalho de incentivar onde não tem a criação das entidades que tem problemas porque as vezes as pessoas criam a lei mas não regulariza o fundo da forma que ele fique apto a receber recursos ou verbas impositivas”, explicou Sucena.

Na ocasião, a presidente do CRCGO também falou sobre o trabalho que o Conselho tem feito no sentido de orientar as entidades e mostrar pra sociedade que ela pode destinar e doar de forma legal, segura e sem gerar custos.

Na oportunidade, a titular do CMDCA, Júlia de Souza Moreira Cardoso e a responsável pelo COMDI, Maria Conceição Ferreira Lima, explicaram como funciona cada Fundo, ressaltaram alguns projetos que são atendidos e como o valor destinado pode fazer a diferença na vida dos cidadãos.

De acordo com a primeira-dama, essa já é uma campanha que está sendo feita desde o começo, mas que estava atingindo principalmente o varejo.

“Nós precisamos focar também nas associações envolvidas para que isso se expandisse de maneira que a mensagem chegue e multiplique nos empresários e nas pessoas físicas também que tivessem esse interesse, porque quando a gente faz a destinação na declaração do imposto, conseguimos fiscalizar de perto para onde foi e qual o projeto que que está sendo alcançado pela nossa destinação, então é uma oportunidade muito valiosa”, complementou.

O presidente da AESC, Marcos Lopes, colocou a entidade à disposição para contribuir na disseminação dessa campanha. “Eu fico feliz de poder conhecer mais sobre como funciona o IR solidário. Dessa forma a parte do imposto de renda que eu já tenho que fazer vai poder ser destinada diretamente ao fundo e eu posso acompanhar. Acho que não tem nada melhor que isso. Tenho certeza que todos aqui vão abraçar essa causa. Basta, agora, a gente manter esse diálogo e levar aos empresários esse conhecimento. Conte conosco pra fazer esse movimento e mobilizar o máximo de pessoas possíveis”, salientou.

Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues, jornalista