CRCGO comparece a primeira etapa da elaboração do Manual de Boas Práticas da Secretaria de Segurança Pública

WhatsApp Image 2023-04-12 at 12.24.01

O vice-presidente Administrativo do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Henrique Ricardo Batista, participou de uma reunião para a elaboração do Manual de Boas Práticas, da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO). Com o foco de fornecer um treinamento aos membros dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs), o encontro aconteceu nesta quarta-feira (12/04).

A finalidade do Manual de Boas práticas de forma integrada é apresentar as melhores gestões e ações integradas de participação na segurança pública para que os CONSEGs, além dos órgãos e instituições parceiros que atuam com as comunidades na perspectiva de segurança, possam desenvolver conteúdo. A expectativa é que haja melhor aproximação com os líderes comunitários dos Conselhos.

Segundo Henrique, a contribuição do CRCGO para o projeto gira em torno da evidenciação da prestação de contas. “Vamos fazer o registro da entrada de subvenção e os casos de investimento e despesas. Isso vai ser publicado no portal da transparência e no portal do CONSEG para que toda a sociedade veja onde o dinheiro está sendo aplicado. A gente tem alguns casos de sucesso como o Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação], em que a gente contribuiu com a criação de uma prestação de contas, já que a legislação não diz como essa prestação deveria ser feita. Então, vamos reunir os contadores da Comissão do Terceiro Setor para essa inovação que vamos propor para ser incluído no manual”, explica.

A elaboração do material será dividida em oito etapas, sendo a primeira a reunião com os indicados parceiros em que Henrique compareceu representando o CRCGO. As próximas etapas consistem em identificação das fontes, obtenção de dados e documentos; elaboração do conteúdo; revisão da redação do Manual; diagramação e capa; validação; impressão; e lançamento oficial. Seguindo o cronograma, a estimativa é que o Manual seja lançado no Dia Estadual dos CONSEGs, dia 23 de junho.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada
Comunicação CRCGO, Maria Paula Borges