Blog

CRCGO comparece a Câmara Municipal de Itumbiara para falar sobre Imposto de Renda Solidário

20230227195528_IMG_0005-1
Noticias

CRCGO comparece a Câmara Municipal de Itumbiara para falar sobre Imposto de Renda Solidário

Na noite desta segunda-feira (27/02), a Câmara Municipal de Itumbiara sediou um encontro para debater sobre a destinação do Imposto de Renda. Em nome do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), estiveram presentes a presidente Sucena Hummel, o vice-presidente Administrativo, Henrique Batista, os conselheiros Hosni Mendonça e Ranier Pereira e o coordenador da Comissão de Perícia, João Luís Aguiar.

Durante o encontro o Henrique explicou detalhadamente o processo de destinação e qual a importância. “A ação é feita diretamente no modelo completo da declaração do Imposto de Renda. O contribuinte pode destinar até 3% do imposto devido para os Fundos da Criança e do Adolescente e 3% para os Fundos do Idoso. Em seguida um Darf vai ser gerado e deve ser pago, mas o valor vai ser reembolsado”, esclarece, complementando “se a declaração resultar em imposto a pagar o valor será subtraído, se for a restituir, o valor será acrescido na restituição, corrigido pela taxa Selic”.

O vice-presidente do CRCGO completou a fala ressaltando o desconhecimento do contribuinte sobre a possibilidade de destinação e a falsa ideia de que a ação terá custos adicionais. “Muitas vezes o declarante não sabe que existe o Imposto Solidário, então é essencial que seja realizada uma campanha intensiva acerca do tema para que seja de conhecimento de todos. Nós do CRCGO, bem como prestadores de serviços, temos o dever de mobilizar a ação. O melhor é que não tem custos, a pessoa física não irá pagar um valor maior e nem diminuir o valor da restituição. A única diferença é que o contribuinte vai saber exatamente para onde o dinheiro está indo”, explica.

Na ocasião, além dos representantes do CRCGO, estiveram presentes o presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal de Itumbiara, os vereadores Neto Karfan e Wellington Areda, respectivamente; o procurador do legislativo da Casa, Breno Prata; o vereador Rolissandro Santos, que pleiteou o encontro; o vereador Carlos Henrique; e a presidente da Associação dos Contabilistas de Itumbiara e Região Sul de Goiás (Acirs), Maria Aparecida.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada
Comunicação CRCGO, Maria Paula

plugins premium WordPress
Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?