Blog

Coordenador da Comissão de Casp do CRCGO apresenta artigo sobre o Balanço Cidadão de Goiás no IV Congresso Internacional de Contabilidade Pública em Portugal

ffff
Noticias

Coordenador da Comissão de Casp do CRCGO apresenta artigo sobre o Balanço Cidadão de Goiás no IV Congresso Internacional de Contabilidade Pública em Portugal

Diretamente do Congresso Internacional de Contabilidade Pública em Leiria, em Portugal, o coordenador da Comissão Permanente de Desenvolvimento e Estudos da Contabilidade Pública (Casp) do Conselho Regional de Contabilidade (CRCGO), Ricardo Rezende, apresentou o artigo “Relatórios Contábeis Governamentais para o Cidadão: Uma Releitura do Balanço Geral do Estado de Goiás do Brasil”.  O evento ocorreu entre os dias 14 e 15 de março, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico.

O artigo foi selecionado para ser apresentado no Congresso tem como finalidade disponibilizar à sociedade informações sobre os recursos recebidos e aplicados pelo Estado no ano de 2022. Com linguagem simples, o texto contribui no campo social daqueles que não possuem vivência em conceitos contábeis públicos, e que possam acompanhar as publicações.

Com tema “Desafios da Contabilidade Pública num mundo em mudança”, oevento internacional tem como objetivo promover o intercâmbio de saber e conhecimento com as instituições de ensino superior. A participação do Coordenador nesse Congresso contribuirá com os trabalhos realizados pela Comissão de CASP do CRCGO na promoção do desenvolvimento da contabilidade de Goiás e ainda, na divulgação das boas práticas adotadas em nosso Estado.

Os Relatórios Financeiros Populares (RFPs) têm sido apresentados na literatura como um caminho para a transparência, acessibilidade e compreensão dos relatórios financeiros governamentais. O feito colabora para uma participação mais efetiva dos cidadãos no controle social. Com esse objetivo, foi efetuada uma releitura do Balanço Geral do Governo de Goiás.

As informações do relatório original da Prestação de Contas do Estado de 2022 foram utilizadas no Balanço Cidadão de Goiás. O material foi dividio por áreas temáticas, e consolidadas em grandes números, receita arrecadada e suas fontes de recursos, e despesa executada e suas destinações de recursos.

O artigo foi elaborado pela Profa. Dra. Diana Vaz de Lima, da Universidade de Brasília (UNB); Karina Evangelista Cruz, Universidade de Brasília (UNB); Profa. Dra. Rafiza Luziani Varão Ribeiro, da Universidade de Brasília (UNB); Ricardo Borges de Rezende – Secretaria da Economia (Governo de Goiás) e Valquíria Andrade de Souza – Secretaria da Economia (Governo de Goiás).

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes

plugins premium WordPress
Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?