Contabilizando Resultados: parceria do CRCGO, Sebrae Goiás e Fundação Brasileira de Contabilidade encerra o ano com mais de 1 mil atendimentos por todo o Estado em 2024
Contabilizando Resultados: parceria do CRCGO, Sebrae Goiás e Fundação Brasileira de Contabilidade encerra o ano com mais de 1 mil atendimentos por todo o Estado em 2024
Em 2024, o Conselho Regional de Contabilidade (CRCGO) deu um grande salto e firmou uma parceria inédita junto ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae/GO) e Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). A união profícua entre as entidades foi voltada à capacitação dos profissionais e empresas da área de contabilidade em Transformação Digital, o Programa Contabilizando Resultados. E na última segunda-feira (2/12), marcando o encerramento do ciclo de trabalhos deste ano, foi realizado o Encontro de Negócios, para apresentação dos resultados, no auditório da sede do Sebrae em Goiânia.
No programa Contabilizando Resultados, as empresas passaram de 3,40 para 3,90 no que se refere a maturidade digital (nota máxima é 4) e em média tiveram melhoria de resultados de 14,55%. É o que relatou a gestora do Sebrae Gleice Melo. “Superamos as expectativas. Realizamos, durante todo esse período, consultorias individualizadas presenciais em Goiânia e na modalidade online para várias cidades em Goiás para que não só os profissionais da Capital pudessem ter acesso a essa jornada de conhecimento que proporcionou um salto de qualidade que trouxe diferenciais para os profissionais desse nicho”, avaliou a gestora.
Educação Continuada da classe contábil
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, articuladora das tratativas no Sebrae/GO e FBC desde 2023, celebrou a ocasião e os resultados, reforçando que o profissional da contabilidade se transforma a cada dia. “O contador é um ponto de apoio também para o cliente dele que é empresário e está cada vez mais tecnológico e digital. Sempre falo que o contador é empresário, ele gere uma empresa, e ter essa parceria com o Sebrae, que é referência em mentorias de sucesso, abre a visão e outras oportunidades também de negócio. Não basta só empreender, você tem que também ter gestão, planejamento, estar atualizado com as mudanças”, disse Hummel, que relembra que foram dois anos prospectando e sonhando, junto ao Sebrae/Go e a Federação o projeto.
Ainda de acordo com Hummel, o programa Contabilizando Resultados proporcionou um mundo de tecnologia que faz a diferença no dia a dia. “A inteligência artificial e outras ferramentas são essenciais para otimização de tempo e recursos e acabam por agregar valor ao melhorar o atendimento ao cliente. Desde a gestão de pessoas, processos, finanças, no atendimento é possível ter as tecnologias a nosso favor. A nossa parceria é muito gratificante porque nós, do CRCGO, estamos cumprindo a nossa missão que é levar conhecimento para a contabilidade com a expertise e capilaridade que o Sebrae possui. Tenho certeza de que no ano que vem poderemos ampliar esse trabalho na busca de inovação e aprendizado”, afirmou.
Marcando presença no evento, estiverem os conselheiros, Renato Camargo e Rogger Said. Sendo participando da mentoria, Said reforça o agradecimento aos envolvidos, em especial ao Sebrae pela oportunidade do programa Contabilizando Resultados. “Foi muito importante e de grande valia para a nossa empresa, no qual apresentaram os consultores, a Mônica, em especial, que foi quem nos acompanhou em todo esse trabalho, que ainda está sendo desenvolvido em benefício da nossa evolução”, destacou.
O superintendente do CRCGO, Rafael Linhares, ensejou que em 2025 o calendário anual de eventos do CRCGO continuará com sucesso e a contar com o apoio da FBC e do Sebrae/Go para novos projetos. “Nós vamos promover ainda mais cursos com os temas mais relevantes da área e com palestrantes renomados. A nossa classe só tem a ganhar com essa parceria e o desenvolvimento profissional da classe contábil é um dos principais pilares do CRCGO”, destacou.
A gerente Regional de Atendimento do Sebrae Goiás, Camila Moreira, falou durante a abertura do evento que a dedicação de todos favoreceu os excelentes resultados. De acordo com ela, os dados apontaram uma melhoria de 41% no eixo de Comunicação, 39,76% na Estratégia das Empresas, 10,65% em Tecnologias, 5% na Gestão de Pessoas e 3,25% na questão de Dados.
O programa
O Contabilizando Resultados teve uma programação formada por eventos presenciais, capacitações e consultorias, com foco em Transformação Digital e Gestão, que começou em abril deste ano. O programa contou com a participação de 10 grupos, sendo 282 empresas e 342 pessoas físicas. Ao todo, foram realizados 1.337 atendimentos presenciais em todo o estado. Entre os eventos, foram realizados o “Café Contábil”, por exemplo, em Goiânia no Sebrae e no CRC, em Caldas Novas, Catalão, Águas Lindas, Mineiros, Itumbiara, Luziânia, Jataí, Porangatu, Goianésia e Jaraguá, que contemplou todas as regionais. Dia do Profissional de Contabilidade, Café com Elas, Congresso Nacional de Inteligência Fiscal e Sped (Conafiscal), II Simpósio de Contabilidade Condominial, Dia do Contador e uma missão empresarial para Balneário Camboriú – o 21° Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) -, com 14 contadores, também fizeram parte da agenda.
A gestora de Parcerias do Sebrae Goiás, Vera Lúcia de Oliveira, que durante dois anos participou do alinhamento e construção do Programa Contabilizando Resultados com o CRCGO, enfatizou o quanto foi importante levar não só o conhecimento digital e de gestão aos participantes, mas também sobre o empreendedorismo e o quanto isso fez diferença para o grupo.
“Todos alcançaram uma maturidade digital e começaram a transformar as próprias empresas e de agora em diante também vão contribuir para a disseminação do empreendedorismo. Os caminhos de desenvolvimento empresarial são desafiadores, mas vocês demonstraram ter o compromisso necessário para fazer diferença. Cada passo dado é uma construção sólida para o futuro. Não apenas para as empresas de vocês, afinal certeza vocês fazem parte da transformação e evolução para resultados extraordinários”.
Gerando a transformação
O consultor, Alexandre Barra disse que conseguiu desenvolver o trabalho com foco nos pilares da Transformação Digital e de acordo com as necessidades de cada empresa. “Trabalhamos de forma planejada e estratégica e o resultado foi muito positivo. Os profissionais de contabilidade se dedicaram bastante e já estão colhendo os resultados das consultorias em mídias sociais, inteligência artificial, avaliação do Instagram, entre outros temas trabalhados nesse período”, ressaltou.
Dez empresas estavam sob a consultoria de Daniela Medina. O trabalho, segundo ela, foi desafiador e muito intenso, mas que os resultados, no geral, mostraram ganho de 33% das empresas que passaram a ter presença digital. “Faltava presença no Google, no Instagram, na rede social e todos entenderam a importância e que os contabilistas possuem muito conteúdo para publicar, o contrário do que muitos pensavam”, lembrou Daniela.
Para o consultor Bill Wallace, o entendimento da importância da presença das empresas de contabilidade nas redes sociais foi muito bom. “Todos entenderam a relevância de se posicionar, postar conteúdos de interesse do público-alvo e caminhamos para esse pilar da organização, da publicação das postagens, das novas tecnologias que têm surgido. Como consultor, a capacitação foi de grande alcance e impacto”, avaliou Bill.
Já Robson Fernandes Felipe, de uma empresa contábil, afirmou que quem participou do programa poderia se considerar um privilegiado, já que tiveram conhecimento de forma tão didática, como no caso dele, que conseguiu sair de uma bolha do analógico para o digital. “Comecei a escriturar à mão e atualmente tenho a tecnologia para agilizar vários processos e ainda posso mostrar para meus clientes conteúdos relevantes”, comemorou. Robson sugeriu que o programa Contabilizando Resultados tenha uma nova versão no ano que vem, o 2.0, e que em breve ele deve se tornar um youtuber, do tanto que gostou e aprendeu com as consultorias.
Fabíola Calazans, analista técnica de Relacionamento e Parcerias do Sebrae Nacional, participou do encerramento e comemorou os resultados. Ela lembra que o desenvolvimento do programa foi feito com muito cuidado e zelo e com os depoimentos é possível perceber que deu muito certo. “Estamos vendo que vocês desenvolveram um bom trabalho na própria empresa e automaticamente vão impulsionar outros pequenos negócios a se desenvolver e crescer também”, frisou.
Para o ano que vem, o Sebrae Nacional já estuda uma parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e com a Federação Nacional de Contabilidade (FNC) para ampliar o atendimento à categoria. Para Fabíola, a dinâmica presencial funcionou e permitiu uma interação importante entre os participantes e a equipe do Sebrae.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes