Conselheiro do CRCGO participa do 7ª Fórum de Direito Eleitoral promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás
Conselheiro do CRCGO participa do 7ª Fórum de Direito Eleitoral promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás
Aspectos relativos às Eleições Municipais 2024 foram debatidos por especialistas durante 7ª edição do Fórum de Direito Eleitoral, evento promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). O conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade, Isac Silva, participou do evento, realizado nesta quinta-feira (27/06).
O evento, organizado pela Escola Judiciária Eleitoral de Goiás (EJE/GO) em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás (OAB/GO) e o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado de Goiás (Sinjufego), reuniu autoridades do alto escalão do campo eleitoral para debater os principais temas acerca as eleições.
O presidente do TRE, Luiz Cláudio Veiga Braga, iniciou seu discurso enfatizando a importância da valorização da Escola Judiciária Eleitoral: “É preciso que (a Escola) tenha destaque, porque a partir dela é que há a difusão dos ensinamentos das nossas políticas de cultura, seja cultura institucional, seja cultura segmentada, para que a sociedade conheça qual a finalidade e atuação da Justiça Eleitoral”.
Veiga Braga defendeu a promoção de eventos como o Fórum para conscientização e conhecimento das ações desta Justiça especializada. “A Justiça Eleitoral do meu estado, na minha gestão, não será marco zero, mas será marco significativo. Daremos grandiosidade, daremos expressão, daremos conteúdo e, acima de tudo, daremos visibilidade”, garantiu.
O representante do CRCGO enalteceu que a contabilidade eleitoral desempenha um papel fundamental nas eleições, garantindo a transparência e a integridade do processo eleitoral. “Falar sobre contabilidade eleitoral é importante por várias razões, sobretudo, a transparência dos candidatos para com a sociedade. A contabilidade eleitoral assegura que todos os recursos financeiros utilizados durante a campanha sejam registrados e divulgados de maneira clara e transparente. Isso permite que eleitores, candidatos e órgãos reguladores monitorem o uso de recursos e previnam abusos”, enfatizou Isac.
A programação incluiu os seguintes painéis: Registro de Candidatura, debatido pelos advogados Dyogo Crossara e Caio Salles, com mediação da desembargadora eleitoral Alessandra Gontijo; Eleições Antidiscriminatórias, apresentado pelos advogados Álvaro de Azevedo e Talita Hayasaki, secretária-geral da OAB/GO; Competência Criminal da Justiça Eleitoral, discutido pelos juízes eleitorais Vinicius Castro e Renan Salles, diretor da EJE/ES, mediados pela advogada Bartira Miranda; Inteligência Artificial nas Eleições e a Propaganda Eleitoral, abordado pelos advogados Joelson Dias, ex-ministro do TSE, e Frederico Alvim; e Provas Digitais na Propaganda Eleitoral, exposto pelos peritos criminais federais Fernando Chuy e Walber Pinheiro.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes, com informações do TREGO / Fotos: Gusthavo Crispim