Blog

Congresso Nacional de Inteligência Fiscal e SPED Edição Goiás reúne os maiores profissionais do setor fiscal e tributário do país

IMG_4817
Noticias

Congresso Nacional de Inteligência Fiscal e SPED Edição Goiás reúne os maiores profissionais do setor fiscal e tributário do país

Com auditório lotado e a participação dos maiores profissionais do setor fiscal e tributário do Brasil, dentre eles contadores e advogados, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), com apoio do IPOG, realizou nesta sexta-feira (10/11), o Congresso Nacional de Inteligência Fiscal e SPED (Conafiscal) – Edição Goiás. Compartilhando suas experiências e conhecimentos, os palestrantes abordaram temas relevantes, atuais e aplicáveis na rotina de trabalho.

Dando início ao evento, o vice-presidente de Registro do CRCGO e coordenador da Comissão de Tecnologia, Marcelo Cordeiro deu as boas-vindas aos participantes. Na sequência, o idealizador do Conafiscal, contador e presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRCCE), Fellipe Guerra, ressaltou a importância e a alegria de realizar o Congresso no Estado. “Estou muito feliz em trazer esta edição para Goiás e ver esse auditório lotado. Essa parceria com o CRCGO que proporcionou isso, fortalece a profissão contábil e eleva o patamar da nossa classe em âmbito nacional. Hoje teremos uma programação técnica e avançada com temas que estão sendo exigidos no mercado de trabalho e espero que todos possam aproveitar”, concluiu Fellipe.

A presidente do CRCGO, Sucena Hummel, aproveitou a ocasião para reforçar o trabalho que a atual gestão tem desenvolvido e os resultados alcançados em benefícios para a classe contábil. Ela também agradeceu a todos os participantes, palestrantes e patrocinadores que contribuíram para que o Conafiscal pudesse tornar-se realidade. “Aproveitem esse grandioso evento e esta oportunidade única de qualificação”, declarou Hummel.

Painel Recuperação de Créditos Tributários

Com o tema ‘Recuperação de Créditos Tributários’, o palestrante e advogado tributarista, Felipe Teixeira, explanou sobre quais empresas podem se beneficiar recuperando o valor dos impostos pagos a maior; a exclusão de ICMS da base do PIS/Cofins; recuperação de contribuições previdenciárias indevidas, além da tese sobre a limitação de 20 salários mínimo: Sistema S. “Estamos falando sobre competitividade, sobre possibilitar ao contribuinte diminuir a sua carga tributária no futuro, mas de maneira correta”, pontuou Teixeira. Para finalizar sua palestra, Felipe explicou sobre a recuperação de créditos sobre o consumo de energia elétrica.

Painel Novidades Fiscais e Contábeis

Com mediação da presidente do Regional, Sucena Hummel, o segundo painel do dia teve como temática ‘Novidades Fiscais e Contábeis’. O auditor fiscal de Tributos e Secretário Executivo de Finanças do Município de Goiânia, Lucas Morais abriu os diálogos, apresentando informações acerca das malhas fiscais que ocasionam dúvidas de diversos profissionais, incidência de impostos, como o ISS, entre outros tópicos. Já o coordenador adjunto da Comissão de Contabilidade Tributária e Prerrogativas da Profissão Contábil do CRCGO, Fernando Witicovski, destacou aos presentes sobre as novidades fiscais e contábeis, trazendo exemplos práticos de empresas.

Painel Reforma Tributária – Desafios e Oportunidades

O Sistema Tributário Nacional é de grande complexidade e onerosidade. Foi com esse contexto que o presidente do Conselho Regional do Estado do Ceará, o professor Fellipe Guerra deu o ‘Start’ na temática. Ele descreveu ainda as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Conselho Federal na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania Senado Federal (CCJ) e nas discussões diretas com a classe contábil. O contador também fez uma contextualização sobre os impostos que serão extintos – PIS, Cofins, ICMS, IPI e Issqn, e a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA – IBS e CBS), Imposto Seletivo (IS) e Contribuição sobre Produtos primários e Semielaborados.
Fellipe salientou também a inspiração do Governo sobre a sistemática de arrecadação, a ‘Split Payment’, já utilizada por alguns países internacionais, sendo aplicado no IVA. O Split Payment é um novo sistema, voltado à devolução de tributos, sugerido em relatório da Comissão de Assuntos Econômicos.

Painel: Tecnologia Como Ferramenta para a Criação de Novos Nichos de Mercado

Para debater sobre a ‘Tecnologia Como Ferramenta para a Criação de Novos Nichos de Mercado’, os membros da Comissão de Inovação e Tecnologia do CRCGO, trouxeram experiências e conhecimento para compartilhar com os participantes. O contador e coordenador adjunto da Comissão, Thyago Antônio de Souza começou questionando o segmento de cada um dos participantes para compreender o seu público. Trazendo o tema à luz, a conselheira, Priscilla Bandeira, falou sobre os diversos nichos que os profissionais da contabilidade podem explorar. “Apenas durante as primeiras palestras de hoje eu já pensei em 10 segmentos diferentes que eu posso incluir no meu escritório”, comentou a contadora. Já o painelista, Wellington Santos de Sousa abordou como é necessário juntar o conhecimento com as ferramentas tecnológicas que temos à disposição. “Isso fará com que o seu negócio cresça e você se destaque”, acrescentou. Em um bate-papo descontraído, eles falaram sobre plataformas, soluções e como o contador pode ser um balcão de oportunidades para os seus clientes.

Painel: Pequenas Ações, Grandes Transformações: Como a Tecnologia Influencia sua Produtividade

Complementando o painel anterior, os integrantes da Comissão de Inovação e Tecnologia do CRCGO, abordaram o tema ‘Ações, Grandes Transformações: Como a Tecnologia Influencia sua Produtividade’. Por meio de suas experiências, o mediador, Marcelo Cordeiro e os painelistas Wilson Alves e Wallace Leonardo Fagundes, deram dicas e sugestões de tecnologias que auxiliam os profissionais contábeis a fazer uma gestão de tempo mais eficaz e assim, alcançar resultados positivos.

Palestra: Atualizações Trabalhistas e os Reflexos na DCTFWeb

Para conduzir a palestra sobre Atualizações Trabalhistas e os Reflexos na DCTFWeb, a contadora com MBA em contabilidade, auditoria e planejamento tributário e em compliance trabalhista, Natália Santos, ressaltou a importância das ferramentas digitais como o Esocial e como a informação alimentada nele, como a natureza da rubrica e as incidências, tem fator determinante para o valor correto na DCTFWEB. Ela relembrou que com a digitalização dos processos, os empresários precisam do apoio dos contadores para executar as atividades da forma mais correta possível.

Palestra: EFD REINF e os eventos da Série R-4000

Para finalizar o evento, a última palestra regida por João Paulo de Melo abordou de maneira abrangente a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD REINF) e os eventos da Série R-4000. Durante a apresentação, Melo destacou a importância dessa obrigação acessória para as empresas, ressaltando seu papel na modernização e simplificação dos processos fiscais. Ele discutiu detalhadamente os eventos da Série R-4000, que compreendem informações relacionadas à retenção na fonte de contribuições sociais, apresentando casos práticos e esclarecendo dúvidas frequentes. Ao oferecer insights valiosos e práticos, João Paulo de Melo proporcionou aos participantes uma compreensão aprofundada desses temas cruciais para o cumprimento das obrigações fiscais e o correto atendimento às exigências legais.

O Conafiscal só foi possível ser realizado graças ao apoio dos nossos parceiros: Ipog, Alterdata, NetSpeed, Tron, Thomson, Evolua e Olfati.

Confira todas as fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1QDWOZbo1RLOqnG15W3doFvLEKuT19f4u

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes, Chefe de Comunicação, Thaillyne Rodrigues, Jornalista e Vitor Carvalho, estagiário em Comunicação Social e Habilitação em Jornalismo.

plugins premium WordPress
Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?